Seduc promove oficina devolutiva com resultados preliminares do Saveal

Alagoas

20.02.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu técnicos e gerentes especiais de Educação para promover uma oficina devolutiva com resultados preliminares da edição 2024 do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal).

O Sistema é uma avaliação em larga escala onde são aplicados testes cognitivos em Língua Portuguesa e em Matemática, que aferem o nível de proficiência dos estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio de escolas estaduais e municipais.

A prova foi aplicada entre 4 e 14 de novembro para 143.456 estudantes, distribuídos em 5.270 turmas em mais de mil escolas estaduais e municipais. A programação contou com dois dias de atividades intensivas, com foco na análise dos resultados e em ações de intervenção pedagógica.

O gerente especial de Avaliação Educacional da Seduc, Arthur Ferreira, falou sobre o evento.

"Esse momento foi muito importante porque abordamos currículo, avaliação e formações específicas para os formadores presentes em Língua Portuguesa e Matemática. A ideia é que esse conhecimento seja replicado nas regionais, fortalecendo a educação alagoana em cada escola e para cada estudante", revela.

Já o superintendente de Cooperação com os Municípios da Seduc, Daniel Marinho, ressaltou a integração entre as redes de ensino e a importância da análise dos dados coletados.

"Esse momento é fundamental para organizar uma ação de integração entre o sistema estadual e a rede municipal. A percepção dos resultados preliminares do Saveal permite que gestores, coordenadores e professores interpretem os dados e estabeleçam metas. A partir dessas informações, é possível identificar as lacunas de aprendizagem e desenvolver estratégias para aprimorar o ensino", explica.

O Saveal busca fornecer diagnóstico individual dos estudantes avaliados para o atendimento às singularidades educacionais. Além disso, os resultados do Saveal propõem fomentar a implementação da cultura das avaliações externas e fornecer indicadores para a composição do Índice de Desempenho Educacional de Alagoas (IDEAL), bem como constituem em indutor de políticas públicas, tendo em vista que os resultados do 2º ano do ensino fundamental compõem um dos indicadores de maior peso do Índice Municipal de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL).

Manuella Nobre e Ana Flávia Oliveira / Ascom Seduc  Fotos: Alexandre Teixeira / Ascom Seduc