Sergipe
15.02.2022A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), iniciou na manhã desta terça-feira, 15, o Projeto “Acolher Seduc”, com ações preventivas e educativas em saúde e bem-estar para os profissionais da rede estadual de ensino. A primeira atividade foi a Oficina de Prevenção e Acolhimento em Saúde Mental no Serviço da Educação Básica, que aconteceu remotamente por meio da plataforma Zoom. A ação será regionalizada, por meio das diretorias regionais de educação, e a primeira foi direcionada à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).
O projeto Acolher Seduc é uma iniciativa do DRH, por meio da Divisão de Bem-Estar de Pessoal (Dibem), em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Cerest/SES). A oficina foi aberta pelo diretor do DRH/Seduc, professor Jorge Costa Cruz Júnior, que destacou os benefícios desta ação. “Além de iniciar a formatação de um fluxo de atenção preventiva e educativa em saúde mental na Rede, essa oficina tem os objetivos de informar, orientar e formatar uma definição para atuação dos estagiários de Psicologia lotados nas DREs e sua relação com os servidores das diretorias”, explicou, lembrando que esses estagiários são supervisionados pelo Núcleo de Apoio Socioemocional (NAS/Seduc).
Segundo a chefe da Divisão de Bem-Estar de Pessoal da Seduc (Dibem/DRH), Virgínia Lúcia Menezes, as atividades terão continuidade. “Serão realizadas oficinas com gestores das diretorias regionais de educação, levando aos professores a promoção do cuidado do servidor na perspectiva do bem-estar dos estudantes”, declarou.
Após a abertura, a oficina foi ministrada pelo psicólogo do Trabalho, Elder Magno, do Centro de Referência em Saúde do Trabalho, tendo como público-alvo gestores de DREs, além de profissionais e estagiários de Psicologia. Sua fala foi pautada nas informações e esclarecimentos sobre os agravos referenciados na saúde mental dos servidores da Educação de Sergipe, no cotidiano do trabalho, orientando sobre a forma de escuta, acolhimento e encaminhamento dos casos que se apresentam; além de orientar para a criação de rede interna de apoio ao acolhimento em saúde mental de servidores da educação.
Oficina
Com o tema "Prevenção e Acolhimento em Saúde Mental no Serviço da Educação Básica", o psicólogo Elder Magno iniciou a oficina fazendo uma contextualização do momento de pandemia da covid-19 e os principais fatores que interferem no trabalho, no campo da saúde mental, como: medo, incertezas, inseguranças, entre outros. Ele destacou que, apesar desses fatores, “o período de pandemia, ao mesmo tempo, acelerou ou intensificou o que já não estava dando certo nas rotinas, e mostrou o que precisava ser cuidado para ser transformado”.
Outro ponto abordado foi o impacto da pandemia relativa ao trabalho em Educação, mostrando que os profissionais passaram por diversos desafios, a exemplo da oferta de suporte para o ensino remoto e sua não habilidade no uso de tecnologias da informação e comunicação; dificuldades de quebra de rotina, conciliando tarefas domésticas e atividades de trabalho; entre outros.
Ao elencar os diversos desafios e dificuldades, o psicólogo Elder Magno também falou sobre o que ainda pode ser feito para minimizar os impactos da pandemia na saúde mental dos profissionais de Educação.
A diretora da DEA, professora Gilvânia Guimarães, participou da oficina e destacou que “esse diálogo reforça o compromisso da Seduc com o acolhimento dos professores, servidores e estudantes. É uma forma de reconhecer que as especificidades vividas desde o início da pandemia têm consequências que precisam ser dialogadas, respeitadas e cuidadas. A Seduc, de forma sensível, responsável e cuidadosa, investe também em recursos humanos, por meio dos estagiários de psicologia, para colaborar em ações efetivas na rotina de trabalho”.