Seduc promove formação para corrigir distorção idade-série e fortalecimento da aprendizagem dos estudantes

Tocantins

20.03.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta quinta-feira, 20, em Palmas, a formação PROFE Líderes Docentes, reunindo cerca de 300 profissionais da educação. O evento, que segue até sexta-feira, 21, tem o objetivo de alinhar estratégias e reforçar a implementação dos programas Avança Mais e Aprova Brasil, iniciativas voltadas para a correção da distorção idade-série e recomposição das aprendizagens, respectivamente, na rede estadual de ensino. 

A formação conta com técnicos pedagógicos de currículo, formação e avaliação da aprendizagem, assessores regionais de gestão pedagógica, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que atuam diretamente no suporte às unidades escolares. A programação inclui palestras, oficinas e momentos de socialização de boas práticas educacionais. 

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou a importância da formação para garantir avanços no aprendizado dos estudantes. “Os programas Avança Mais e Aprova Brasil são fundamentais para liderar o processo de aprendizagem deste ano. Para isso, precisamos identificar os desafios, reconhecer os pontos a melhorar e, principalmente, trabalhar de forma colaborativa. Educação não se faz de maneira isolada. É um esforço conjunto, com um time de profissionais qualificados. Com os recursos e materiais adequados, temos tudo para fazer a diferença em 2025”, afirmou.

A supervisora de Ensino da Instituição Adventista de São Paulo, Elaine Balancieri, que ministrou palestra na formação, destacou a importância do alinhamento entre os técnicos e as unidades regionais na implementação do Programa Avança Mais. "Essa formação promove a recomposição da aprendizagem, fortalece e direciona o trabalho dos técnicos, assegurando que a implementação ocorra de forma estruturada nas escolas e que o direito à aprendizagem seja garantido a todos os estudantes”, completou.

 

Correção de fluxo

O Programa Avança Mais busca reduzir a distorção idade-série, oferecendo um modelo de escolarização por ciclos para estudantes do ensino fundamental e médio que apresentam defasagem. Em 2025, a meta é atender 17 mil alunos em todo o estado. O programa prevê formação continuada para profissionais da educação e o acompanhamento sistemático da trajetória escolar dos estudantes.

A superintendente da Educação Básica, Celestina Maria de Souza, ressaltou a importância do momento formativo. “Estamos alinhando estratégias para garantir a efetividade do programa. O Avança Mais é um instrumento essencial no combate à distorção idade-série, e nosso compromisso é assegurar que todos os estudantes tenham acesso à aprendizagem e concluam sua escolarização na idade correta, com qualidade”, explicou.

Para Claudir Aguiar, técnico de Currículo e Avaliação da Área de Matemática da Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis, a formação permitirá uma atuação mais assertiva nas escolas. “A defasagem idade-série é um desafio nacional e, aqui no Tocantins, não é diferente. Nosso objetivo é acompanhar de perto a implementação do programa e auxiliar as escolas na recomposição das aprendizagens. Com essa formação, teremos mais ferramentas para oferecer suporte técnico e pedagógico de forma eficaz”, destacou.

Recomposição da aprendizagem

O Aprova Brasil tem foco no desenvolvimento da competência leitora, escritora e matemática dos estudantes da rede estadual. A iniciativa adota materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ferramentas digitais para monitoramento do desempenho dos alunos, além de proporcionar formação para os professores e técnicos responsáveis pela implementação.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, Anice Rodrigues, enfatizou o impacto da formação na melhoria do ensino. “Durante esses dois dias, nossos técnicos aprofundarão os conhecimentos sobre os programas, compreendendo como eles contribuem para a recomposição das aprendizagens. O objetivo é que toda a equipe esteja engajada na implementação dessas iniciativas, garantindo resultados positivos para os estudantes”, afirmou.

A gerente de Currículo da Seduc, Rosângela Terreço, reforçou a relevância do programa. “O Aprova Brasil trabalha o desenvolvimento de habilidades essenciais para os estudantes. O material utilizado está alinhado às avaliações externas, como o Saeb [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica], e contribui diretamente para a recomposição das aprendizagens. Além disso, essa formação continuada fortalece o trabalho dos professores e técnicos, permitindo um acompanhamento pedagógico mais estruturado e eficiente”, explicou.

Programação

A programação do primeiro dia inclui apresentações sobre as diretrizes dos programas, seguidas por oficinas pedagógicas divididas por áreas do conhecimento. Na sexta-feira, 21, os participantes seguem em atividades específicas conforme a sua área de atuação, aprofundando o conhecimento sobre as estratégias e metodologias dos programas.

Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins