Educação do Tocantins promove formação continuada para professores da Educação Indígena

Tocantins

05.03.2024

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência de Educação Indígena, está promovendo a Formação Continuada para Professores Indígenas e não indígenas atuantes em escolas estaduais indígenas do Povo Krahô. A formação começou na última segunda-feira, 4, e seguiu até a sexta-feira, 8, na Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína.

Estão participando aproximadamente 180 professores, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação indígena, ampliando os recursos didáticos, as metodologias, os processos de avaliação, o êxito na alfabetização e letramento na língua materna e na Língua Portuguesa, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

O coordenador pedagógico da escola indígena localizada na Aldeia Maravilha, conta que se sente muito grato pela oportunidade de participar de um evento como esse. “É uma oportunidade de estarmos adquirindo conhecimento, compartilhando e levando para os nossos estudantes, e assim poder ofertar uma educação de qualidade para eles”.

Para o professor  Cristiano Krahô, essa é uma experiência única e enriquecedora. “Pra gente que é indígena é muito importante estar aqui, junto com a equipe. É a primeira vez que a gente participa, estamos aqui para aprender várias coisas e ter conhecimento para levar para as aulas”, comentou.

Durante o primeiro dia de formação, o gerente de Educação Indígena da Seduc, Ercivaldo Damsôkekwa Calixto Xerente, que apresentou uma palestra com o tema “Os desafios da educação escolar indígena e seu sucesso pela superação”, ressalta a importância dos encontros e da socialização entre professores. “Acreditamos muito que esse tipo de trabalho de aprimoramento profissional vai nos ajudar bastante, tanto na base, no trabalho lá na Escola Indígena, quanto como Secretaria da Educação. Acreditamos muito nesse trabalho que está sendo desenvolvido”.

A programação segue até o dia 8 de março, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 21h30, na Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins