Piaui
21.01.2025A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (21), o encontro "Entrelaces do Sagrado: Inclusão e Diversidade nas Vivências", no pátio de sua sede, em referência ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
O evento reuniu representantes de diferentes tradições religiosas, como o pastor Paulo China, a Mãe Izabel Grosse, o pajé Vitor Tabajara, o padre Rivaldo Muniz e o espírita Igor Linhares. Cada um abordou, dentro de suas crenças, a reverência ao sagrado e à inclusão nas vivências religiosas.
Janete Clea, da Gerência de Formação da Seduc, acompanhou a atividade e destacou a importância de debater a intolerância religiosa. “O respeito é o primeiro passo para combater a intolerância. Ações como está nos fazem refletir sobre a necessidade de conhecer para respeitar”, afirmou.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressaltou o papel da pluralidade religiosa e reafirmou o compromisso da pasta com iniciativas que promovam o respeito e a diversidade. “A educação é a ferramenta mais poderosa para combater o preconceito e construir pontes. Hoje, reforçamos nosso papel na formação de uma sociedade que valorize o diálogo e a inclusão”, declarou.
O encontro marcou mais uma ação da Seduc no fortalecimento do combate à intolerância religiosa por meio da valorização do respeito mútuo.