Educação promove evento de integração aos servidores das escolas de Natividade e Chapada de Natividade

Tocantins

24.06.2022

Os servidores das escolas estaduais dos municípios de Natividade e Chapada de Natividade tiveram uma noite especial de integração nessa quinta-feira, 23. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado Educação (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Porto Nacional, com apoio das prefeituras locais. 

Aproximadamente 600 profissionais de educação se reuniram para o momento de celebração e de estímulo ao senso de pertencimento à rede estadual ensino. Autoridades políticas locais e diretores de todas as escolas estaduais, jurisdicionadas pela DRE de Porto Nacional, também prestigiaram o evento.

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, representou o Governo do Tocantins e a Secretaria da Educação. O gestor fez questão de enfatizar que a DRE de Porto Nacional tem feito um trabalho de excelência em nível estadual. “A iniciativa de integrar os educadores começou no município de Porto Nacional e se estendeu para outras cidades da região. Isso demonstra unidade e coesão entre os profissionais que trabalham para levar uma Educação de qualidade aos estudantes”, afirmou, sugerindo que a ideia inspire outras regionais de educação a fazerem o mesmo.

A diretora da DRE de Porto Nacional, Araildes Pinto de Almeida, agradeceu aos professores, corpo pedagógico e toda a comunidade escolar presente e disse que a noite foi significativa, pois a pandemia distanciou e mexeu com a parte socioemocional de muitos educadores. “Educação se faz com união de forças, atitude de cooperação, diálogo e empatia. Todos ganham com momentos assim, servidores e o nosso público, os estudantes”, reiterou.

O diretor da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, Hélio Aires, falou em nome dos gestores das unidades escolares de Natividade e Chapada de Natividade. Segundo ele, o evento de integração foi aguardado por muito tempo, uma vez que confraternizar proporciona aos profissionais a chance de compartilharem suas experiências e também suas angústias e alegrias. “Este evento é de todos os educadores, professores, vigias, monitores, auxiliares, coordenadores, pessoal da alimentação e limpeza. Sou grato pela iniciativa deste momento de harmonia e fortalecimento da nossa classe”, declarou. 

Para a pedagoga e monitora da Escola Especial Tia Coraci de Sena Fernandes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae Natividade),  Dejane Fátima Pereira, o dia a dia com os alunos com deficiências é desafiador, mas muito prazeroso. “Amo meus alunos e me sinto muito feliz com o que faço. Mas temos necessidades e demandas que precisam ser atendidas. Esta noite serve também para conversarmos sobre tudo isso”, pontuou.

Na programação, houve um momento devocional, apresentações culturais de artistas regionais e de alunos do Colégio Militar do Tocantins - Joaquim Lino – que abrilhantaram a noite com músicas, marchas e cantos motivacionais militares. Ao final, foi oferecido um jantar para os convidados, ocasião em que todos puderam interagir e comemorar o momento de união. 

Escolas integradas 

O projeto de integração das escolas estaduais de Natividade e Chapada de Natividade envolveu todas as unidades estudantis dos dois municípios. São elas: Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima (O Pelicano), Colégio Militar do Estado do Tocantins- Joaquim Lino Suarte, Colégio Estadual Fulgêncio Nunes da Chapada de Natividade, Colégio Estadual  Dr. Quintiliano da Silva, Apae Natividade  e Colégio Estadual Agropecuário de Natividade. 

Cristiano Viana /Governo do Tocantins