Educação promove encontro com secretários municipais para fortalecimento do Escola 10

Alagoas

01.12.2022

Como forma de fomentar o processo de ensino e aprendizado em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na última terça-feira (29), o 2º Encontro Formativo Pela Alfabetização Na Idade Certa. O evento reuniu, no Centro de Convenções de Maceió, os 102 secretários municipais da Educação de Alagoas, para celebrar os avanços significativos da Educação Básica com a implementação do programa Criança Alfabetizada.

Durante o encontro, a Seduc também realizou a entrega de 306 bibliotecas do Programa Escola 10, com mais de 1.800 obras literárias que devem fortalecer o acervo dos municípios alagoanos. As obras contemplam o currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com livros que abordam desde histórias lúdicas até grandes clássicos da literatura brasileira, com autores como José de Alencar e Monteiro Lobato. Na ocaisão, também foram entregues os certificados de participação na Avaliação de Fluência Leitora aos municípios. 

Sobre a doação das bibliotecas, a secretária municipal da Educação de Ibateguara, Karine Rocha Silva, avalia que será um grande reforço nas ferramentas de ensino do município. "É muito emocionante receber essa biblioteca, que só vem para somar à biblioteca pública de Ibateguara. É dessa forma que, cada vez mais, o desenvolvimento da alfabetização dos nossos alunos será aprimorada”, disse.

Já para a técnica formadora da 10ª Gerência Regional, que abrange todo o litoral Norte do Estado, Alessandra Buarque, a nova biblioteca será fundamental para incentivar o hábito da leitura entre as crianças. "Será enriquecedor para que nós possamos fazer com que as desigualdades na aprendizagem sejam superadas. Essa biblioteca vai contribuir muito, porque já na fase da infância é muito importante que a criança não só aprenda a ler, mas, também, desenvolva o hábito pela leitura”, destacou.

 

A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, destacou que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios é crucial para o alcance das metas da aprendizagem. "A alfabetização na idade certa é um trabalho de fortalecimento de base. Ter um estudante alfabetizado no tempo certo dá melhores chances para que ele chegue ao ensino médio mais preparado. E esse trabalho só pode ser bem sucedido em um grande regime de colaboração. Se todos nós estivermos dispostos, podemos revolucionar a educação do nosso Estado. Está nas mãos de cada um aqui, e esse compromisso é em prol de todos os alagoanos," pontuou.

Presente na solenidade, o ex-secretário da Educação e deputado federal eleito, Rafael Brito, ressaltou a importância da união de esforços em prol da educação. "Quando os municípios de Alagoas e o Estado caminharem juntos por um propósito maior, que é a educação de qualidade, nós avançamos. E hoje, o que nós vemos aqui, é fruto de um trabalho incansável de todos os educadores. O sentimento é de orgulho. Nós nos tornamos referência nacional e hoje os outros estados querem se inspirar na gente”, disse.

A programação do evento contou ainda com a palestra do professor convidado da Secretaria de Estado da Educação do Ceará (Seduc/CE), Lucas Alvino, que trouxe uma reflexão sobre a importância da cooperação entre o Estado e os municípios na pactuação de políticas públicas para o fortalecimento da educação.

 

A apresentação cultural das alunas da Escola Municipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, do município de Coruripe, emocionou a todos com a interpretação da poesia "As Meninas" de Cecília Meireles.

Além da secretária Roseane Vasconcelos e do ex-secretário Rafael Brito, Gerentes Regionais de Ensino, o evento reuniu técnicos formadores e superintendentes da Seduc, bem como representantes da Associação Bem Comum, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Alagoas e do Programa em Regime de Colaboração (Parc).

Criança Alfabetizada

Em parceria com o Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc), Associação Bem Comum, Instituto Natura e a Fundação Lemann, a Seduc conduz o Programa Criança Alagoana, mais uma ferramenta do Escola 10 que atua no monitoramento e orientação dos municípios, por meio do regime de colaboração na busca do cumprimento das metas da alfabetização infantil.

Joyce Andrea, sob supervisão / Ascom Seduc