Sergipe
11.11.2021A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) promoveu na manhã desta quinta-feira, 11, um encontro com gestores das escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral. A reunião foi realizada no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, e contou com a participação dos diretores e coordenadores de escolas da Diretoria de Educação de Aracaju e das diretorias regionais de educação: DRE 1, DRE 2 e DRE 8. Na última terça-feira, 9, foi a vez dos gestores escolares das Diretorias Regionais de Educação 3, 4, 5, 6, 7 e 9. O encontro aconteceu em Nossa Senhora do Socorro. Ao todo, 72 unidades de ensino participaram, 58 das quais já ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral, juntamente com as 14 novas unidades de ensino que irão iniciar a oferta desta modalidade a partir de 2022.
O encontro teve como pauta principal a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) na rede estadual de ensino, que vem com a proposta de fortalecer o interesse, engajamento e protagonismo dos estudantes, premissas já aplicadas nas escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral. A reunião foi pensada no sentido de repassar aos gestores informações sobre as principais mudanças que exigirão um novo olhar sobre a organização escolar, a partir da implantação do Novo Ensino Médio.
De acordo com Mônica Rodrigues Silva, coordenadora de Infraestrutura do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), esse encontro foi uma primeira conversa mais detalhada sobre o Novo Ensino Médio, para deixar os gestores dotados de conhecimentos sobre como irá funcionar a partir do próximo ano. “Eles precisam entender quais são as mudanças, o que vai sair e o que permanecer. Precisamos esclarecer as dúvidas dos diretores e coordenadores. O Novo Ensino Médio é um marco; é algo que a sociedade desejava desde a nova LDB. Ele consolida as necessidades dos nossos jovens por algo diferente do que a gente faz nas escolas. Vai trazer de volta os nossos alunos para que eles se interessem mais pelos estudos”, explicou.
Durante o encontro, a equipe do NGETI passou orientações sobre as principais novidades que passarão a fazer parte do dia a dia da escola, após a definitiva implantação do Novo Ensino Médio. Foram debatidos pontos importantes, como matriz curricular do Ensino Médio em Tempo Integral, carga horária dos professores, eixos formativos, entre outros. A implantação do NEM nas escolas de tempo integral será feita gradativamente: em 2022, nas turmas de 1º ano; em 2023, nas de 2º ano, e em 2024, finaliza com todas as turmas das três séries do Ensino Médio.
Um marco na educação
Gestores e coordenadores que participaram do encontro destacaram que o Novo Ensino Médio é um marco na educação, e que o encontro foi de grande utilidade para que pudessem aprender mais. Foi o caso de Nicaelle Viturino dos Santos de Jesus, diretora do Centro de Excelência Professor Gentil Tavares da Mota, em Frei Paulo. “Esse encontro é muito significativo porque precisamos estar inteirados e compartilhar as nossas práticas também. Essa reunião vem no sentido de fortalecer os nossos conhecimentos e trazer novas formas de ver a educação. O Novo Ensino Médio é uma mudança necessária, e o primeiro passo está sendo dado”, disse.
Já André Menezes de Oliveira, diretor do Centro de Excelência Emeliano Ribeiro, em São Domingos, destacou a importância do momento de compartilhamento de informações. “Para nós, que aderimos agora ao Ensino Médio em Tempo Integral, este encontro é importante para que a gente possa conhecer com mais detalhes o funcionamento dessa modalidade de ensino e do Novo Ensino Médio, que mudará em relação à ampliação dos conhecimentos, integração das disciplinas, e que irá gerar mais oportunidades para os alunos e professores”, afirmou.
Quem também esteve presente foi Maria Janaína Marques da Silva, coordenadora pedagógica do Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, em Aracaju. “O Novo Ensino Médio é uma ação muito importante para a educação porque a gente consegue colocar em prática todas as questões que a gente deseja há muito tempo. A proposta do Currículo do Novo Ensino Médio permite que a gente tenha uma escola cidadã e protagonista. Então nesse sentido, vai trazer muitas contribuições”, declarou.
Adiclayson Gomes Santos, coordenador pedagógico do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, afirmou que a implantação do Novo Ensino Médio é um processo de transição que o Ensino Médio em Tempo Integral já vinha fazendo. “Com o Novo Ensino Médio haverá um aprofundamento dos estudos dos alunos. Tudo o que é novo a gente precisa analisar e estudar, e este momento é um marco para isso. Todos os coordenadores e diretores das escolas já vêm estudando esse processo. Neste momento vêm trocar experiências e se aprofundar ainda mais sobre essa nova fase, que será o Novo Ensino Médio”, disse.