Seduc promove Avaliação Diagnóstica de Fluência Leitora em escolas do Tocantins

Tocantins

24.03.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realiza, até sexta-feira, 28, a Avaliação de Fluência Leitora Diagnóstica, voltada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. A iniciativa faz parte do programa Alfabetiza Mais Tocantins, e tem como objetivo acompanhar o progresso das crianças na habilidade de leitura. 

A avaliação é realizada de forma individual, com um estudante e professor por vez, por meio de um aplicativo específico que registra a leitura dos alunos para análise de sua proficiência. Em 2024, 92% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública dos 139 municípios do Estado do Tocantins participaram da avaliação.

A diretora de Políticas Educacionais e parcerias com os municípios da Seduc, Francinete Ribeiro, reforça que esse é um momento muito importante para a educação tocantinense. “Nesse momento nós estamos avaliando mais de 20 mil estudantes da rede municipal de ensino matriculados no segundo ano, e essa avaliação, em regime de colaboração, fortalece a relação entre o estado e o município, onde o estado apoia, acompanha e instrumentaliza o município para ele compreender, perceber e entender em que nível está a leitura do seu estudante”, explicou.

A avaliação foi realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Olga Benário, em Palmas, nesta segunda-feira, 24. De acordo com a diretora da unidade, Idelma Bastos, já é possível observar uma mudança nos estudantes que participaram da avaliação no ano de 2024.

“A avaliação serve de base para ver como os nossos alunos estão e onde queremos chegar com esse resultado e processo de ensino-aprendizagem ao longo do ano. Já vimos que o trabalho que foi feito no ano passado está refletindo hoje no terceiro ano. Essa parceria entre Estado e município tem sido essencial, pois a educação do Tocantins é avaliada como um todo. É o município, junto com o Estado, que vai dar esse salto na educação, alcançando um objetivo único”, pontuou Idelma Bastos.

Para a professora do 2º ano, Shirley Neves da Costa, “ler com fluência é ler com precisão, com velocidade e entonação adequada. Essa prática de estar lendo todos os dias, praticando sempre, vai fazer com que a criança desenvolva cada vez mais a habilidade de leitura e consiga ler de forma independente. Essa avaliação vai fazer com que a gente tenha uma análise desses resultados e, a partir disso, nós podemos promover práticas e ações didáticas voltadas para as necessidades dos estudantes”.

O estudante do 2º ano Pedro Fyuky, de 7 anos, revela que gosta muito de ler e sua leitura favorita são os gibis da Turma da Mônica. “O que eu acho mais legal na Turma da Mônica é que tem partes engraçadas e divertidas. Eu comecei na escola com dois anos, então aprendi a ler na escola e em casa com a minha mãe. Ler é importante para a criança, que também aprende muitas coisas, consegue as coisas na vida, consegue tudo o que quiser, ainda é feliz e sabe o que lê”, completou.

 

Fluência leitora

A avaliação fornece um diagnóstico preciso sobre o nível de fluência leitora de cada estudante, no que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem muita dificuldade, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo. Os resultados ajudam a identificar em que estágio da fluência leitora o aluno se encontra, de forma que os professores possam ajustar ações e atividades que atendam às necessidades de cada estudante.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins