Seduc promove aula inaugural do programa EJATEC

educação de jovens e adultos

22.08.2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) lançou, nesta terça-feira (20), o EJATEC, Educação de Jovens e Adultos na modalidade a distância. O projeto criado pela Seduc, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, tem o objetivo de garantir às pessoas que não puderam completar seus estudos, uma nova oportunidade de concluírem o Ensino Médio a distância, através de uma plataforma digital. Segundo a coordenadora regional de Educação de Goiânia, Enicleia Moraes, a sociedade só tem a ganhar com o projeto. “O mercado de trabalho pede uma escolarização mínima de Ensino Médio e nós temos muitas pessoas que não têm condições de assistir aula presencial”, afirma a coordenadora.

É o caso do pintor João Victor Lima, 19 anos, que sonha em fazer Direito. “Tem quatro anos que eu parei de estudar e quero ser delegado”. O estudante enxerga que o EJATEC é uma oportunidade de flexibilizar os estudos. A assessora pedagógica da gerência de EJA, Agda Ramos, explica que os alunos do EJATEC terão materiais disponíveis no site, como videoaulas e conteúdo de livros. Ainda segundo a assessora pedagógica, as inscrições continuam abertas até o dia 30 de agosto. “As inscrições são feitas pela Internet, é necessário ter 18 anos completos e a conclusão do Ensino Fundamental. ”

A diretora do CEJA Universitário, Carlene Silvestre, garante que trabalhar com alunos adultos é muito gratificante. Segundo a diretora, o EJATEC permite maior comodidade e menor evasão. “As pessoas acabam desistindo das aulas porque às vezes trabalham ou não têm oportunidade de continuar estudando ou ainda viajam muito. Então, esse projeto da Seduc vai oportunizar ao aluno a estudar de onde estiver e vir, pessoalmente, fazer prova”, diz a diretora do CEJA Universitário.

Sobre o EJATEC

O EJATEC foi criado pela Seduc Goiás com o objetivo de garantir aos estudantes a oportunidade de concluir o Ensino Médio por meio do ensino a distância. O programa, gratuito, tem duração de 18 meses (três semestres) e carga horária total de 1.200 horas, sendo 400 delas presenciais. Ao longo do curso serão promovidos seis encontros presenciais obrigatórios, que serão realizados nos laboratórios de informática da escola-polo escolhida pelo aluno. As matrículas estão abertas e podem ser feitas pelo site www.matricula.go.gov.br/ejatec.

O projeto piloto do EJATEC será desenvolvido em nove Centros de Educação de Jovens e Adultos de sete municípios: Anápolis, Aragarças, Formosa, Caldas Novas, Catalão, Iporá, Ceres e Goiânia. Em relação a EJA tradicional, uma vantagem do programa é proporcionar ao aluno a praticidade de poder estudar com a ajuda de um tablet, smartphone ou computador.