Seduc promove ações em celebração ao Dia Estadual da Educação Profissional e Tecnológica

Tocantins

24.09.2024

Nessa segunda-feira, 23, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promoveu uma série de atividades em comemoração ao Dia Estadual da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O evento, instituído pela Lei nº 4.186 de 18 de junho de 2023, tem como objetivo destacar a relevância da educação profissional na preparação de cidadãos para os desafios do mercado de trabalho tocantinense.

Desde o início do ano letivo de 2024, as equipes escolares foram orientadas a integrar ações relacionadas à EPT nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), fortalecendo o reconhecimento da educação profissional no contexto escolar.

A ação foi marcada por palestras, rodas de conversa e diversas atividades nas escolas em todo o estado. Nas escolas da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi as ações buscaram enfatizar a importância desse dia na vida escolar dos estudantes e da comunidade.

A técnica em Educação Profissional da Regional de Gurupi, Keila Duarte, relatou que o envolvimento das escolas e estudantes nesse movimento demonstra o compromisso com a construção de novos saberes. “É perceptível o compromisso dos profissionais e estudantes em busca de novos saberes e aperfeiçoamentos que venham contribuir para uma aprendizagem significativa e eficaz, preparando-os para o mercado de trabalho", afirmou.

Entre as atividades desenvolvidas, os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho, do Centro de Ensino Médio de Gurupi participaram de uma palestra sobre primeiros socorros.

O estudante Yury Gabriel Lobo, 18 anos, contou que a experiência foi enriquecedora. "Foi muito importante participar da palestra. Tive a oportunidade de aprender mais sobre como agir em situações de emergência, o que com certeza fará diferença na minha formação e no meu futuro profissional", disse.

Já no Colégio Dom Bosco, em São Salvador do Tocantins, os estudantes do curso Técnico em Agropecuária participaram de uma palestra sobre Pecuária Regenerativa. E também em São Salvador, no Colégio de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora, localizado no Povoado Retiro, os estudantes do curso Normal Nível Médio expuseram a confecção dos materiais pedagógicos produzidos por eles.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins