Educação prepara programação especial para o Salão do Livro do Piauí

Piaui

11.08.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está preparando uma programação especial para a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que tem sua abertura oficial marcada para esta sexta-feira (11). O público presente na feira do livro terá a oportunidade de conhecer os principais projetos de leitura produzidos nas escolas da Rede Estadual de Educação, por meio de estandes de exposição, e assistir aulas de revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o projeto Imersão Enem.

A programação especial da Seduc terá início na segunda-feira (14) e segue até a sexta-feira (18). A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fará a distribuição de 5.000 (cinco mil) cheques-livros para os estudantes da Rede Estadual de Educação de Teresina e da Grande Teresina, como forma de incentivar a leitura e a participação dos jovens na feira.

Os 5 mil estudantes contemplados terão o valor de R$ 20,00 para adquirir livros durante a feira, que ocorrerá de 11 a 20 de agosto, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Além dos cheques-livros, a Seduc investirá mais R$ 100 mil no evento, por meio de ações como o Imersão Enem, proporcionando revisões para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, com apoio para o Enem; o Seminário Língua Viva para os professores, além de outras atividades que serão realizadas durante o Salipi.

A Imersão Enem é um projeto criado pela Fundação Quixote, em parceria com a Seduc, para que os alunos da 3ª série do Ensino Médio, que estão focados no Enem, não percam aulas durante a visita ao Salipi. Durante o evento serão ofertadas revisões voltadas para o Enem e os alunos, além da oportunidade de participar das revisões, podem visitar a feira e participar de outras atividades do evento. Durante 5 dias, renomados professores do Piauí ministrarão aulas em todas as áreas do conhecimento, como Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Redação, Matemática. Todas as vertentes do Enem estarão nesse espaço de aprendizagem que se transforma o Salipi. A Imersão Enem tem a capacidade para receber 300 estudantes.

No estande da Seduc, as escolas apresentarão ao público os principais projetos de leitura e práticas pedagógicas, com a participação de alunos, professores e gestores, entre os dias 14 e 18 de agosto, nos turnos manhã e tarde. Dentre as apresentações, estarão peças teatrais, poesias, desenhos, fotos, músicas, exposição de obras literárias e demais projetos.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de incentivar a leitura dos estudantes. “É com a leitura que os estudantes conseguem melhor raciocínio lógico, melhoram sua escrita, sua fala e a sua própria identidade como cidadãos. É por isso que na nossa gestão as ações de incentivo e estímulo à leitura serão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Além do cheque-livro e do Imersão Enem, iremos levar algumas ações de leitura empreendidas nas escolas de Tempo Integral para apresentação à sociedade para que todos conheçam o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas, pelos nossos professores e estudantes", comentou Bandeira.

O Salipi acontecerá no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí e contará com atividades como: Feira de Livros; Bate-Papo Literário; Seminário Língua Viva; Estação Letras e Expressões; Espaço Criança Liz Medeiros; Palco de Música Marcus Peixoto; Palco de Dança Hely Batista; Praça e Café Escritor Assis Brasil; Galeria Afrânio Castelo Branco; Concurso Jovens Escritores; Curso de Escrita Literária; Espaço Conexão SaLiPi; Canal SaLiPi; Arena Salipinho; Arena Cordel; Imersão Enem; Praça de Alimentação e áreas para oficinas e performances.