Educação do Ceará premia equipes na 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática

Ceará

20.03.2025

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) realizou, entre os dias 11 e 13 de março, a Etapa Estadual da 1ª Olimpíada Cearense para Professores de Matemática da Rede Pública Estadual (OPMAT). Um total de 30 equipes participou dessa fase, sendo que 16 avançaram para as disputas das medalhas de ouro, prata e bronze, e 14 foram contempladas com certificados de Menção Honrosa.

A cerimônia de encerramento e premiação da OPMAT contou com a presença da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, do professor Jorge Lira, cientista Chefe na área da educação, do diretor do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), Ronaldo Maia, e equipe técnica, além de técnicos das regionais da Secretaria e professores participantes.

“A Olimpíada foi organizada por área para incentivar a construção de uma cultura colaborativa, com a possibilidade de rever os saberes, e assim melhorar os indicadores de aprendizagem de matemática nas nossas escolas. Essa ação também tem o objetivo de valorizar o desenvolvimento dos docentes da rede estadual cearense”, destaca Jucineide.

Participantes

Um total de 30 equipes participou da Etapa Estadual com professores da rede pública de ensino que se submeteram à apresentação de uma aula para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Os educadores foram avaliados por uma banca composta por professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Vale do Acaraú (UVA), dos Institutos Federais do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), além de técnicos da Seduc.

A ação visa promover a difusão da Cultura Matemática, aprimorar as competências pedagógicas dos professores, por meio da troca entre pares, incentivar a inovação e a criatividade no ensino de Matemática, além de possibilitar reflexões sobre a relação dos conteúdos desse componente com o contexto no qual o estudante está inserido, entre outros aspectos.

Realizada pelo FormaCE, a iniciativa ocorre por meio do Projeto Mais Aprendizagem Matemática, que integra o Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações, em oito eixos, destinados à contínua melhoria da qualidade da educação cearense.

A Olimpíada também tem como finalidade fortalecer o planejamento pedagógico dos professores de uma mesma escola para a elaboração de estratégias, objetivos e avaliações, de forma a possibilitar a aprendizagem efetiva dos estudantes e contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio.

Premiações

Além das medalhas em disputa, as quatro equipes premiadas com ouro também foram contempladas com uma visita guiada ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com sede no Rio de Janeiro/RJ e participação no Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), no mês de julho de 2025.

Já as quatro equipes premiadas com medalha de prata ganharam uma visita guiada ao Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), em Campinas/SP. As oito equipes premiadas com bronze também irão participar do 8º Simpósio Nacional da Formação de Professores de Matemática, promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat). O evento acontecerá em Brasília/DF.

Além disso, as melhores resoluções apresentadas para as situações-problema propostas na Fase IV da 2ª OPMAT 2025 (1ª OPMAT - 2024) serão contempladas com publicação em edição especial da Revista DoCEntes.