Educação do Piauí realiza Busca Ativa de profissionais para certificação de saberes

Piaui

26.01.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando a Busca Ativa de profissionais com o objetivo de reconhecer o trabalhador através das experiências adquiridas ao longo de sua trajetória profissional. A segunda edição do Programa Certific Piauí oferta 200 vagas e as inscrições já estão abertas.

Na segunda etapa do Programa serão contempladas as áreas de Hotelaria, bares e restaurantes, com a certificação em Garçom/Garçonete, e Mecânica, com certificação em Mecânico de Motocicletas. A Busca Ativa, realizada pela equipe Psicossocial da Seduc, nesta segunda-feira (24), visitou estabelecimentos empresariais desses ramos em busca de conscientizar os trabalhadores para a importância de uma certificação. As inscrições seguem até o dia 28 de janeiro.

Trabalhadores como o senhor Willame César Correia, que labora como cabista da empresa TIM e que participou da primeira edição do Certific, hoje sente-se um profissional completo.

"Sinto-me bem melhor que antes, estou realizado, pois no tempo de hoje, precisamos estar sempre nos reciclando. Todo conhecimento que você adquire, melhora seu currículo, hoje me considero um profissional completo", comemora  Willame que recebeu certificado do curso de cabista de sistemas de telecomunicações.

Os interessados poderão se inscrever para certificação nas áreas de Garçom/garçonete e mecânica de motocicletas no site da Seduc ou mesmo presencialmente, de 24 até o dia 28 de janeiro. As matrículas deverão ocorrer entre os dias 07 e 09 de fevereiro, em local divulgado posteriormente no site da Seduc.
A aula inaugural do Programa está programada para o dia 18 de fevereiro, momento que se iniciam as etapas do programa, que vão constar de entrevistas individuais, prova teórica e prova prática, além da etapa final de solenidade de certificação, prevista para acontecer na segunda quinzena de março.