Seduc Piauí lança primeiro Guia com Diretrizes para o Ensino Híbrido

ensino híbrido

24.08.2021

Com o objetivo de dar as diretrizes para o retorno das atividades pedagógicas flexíveis nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí no ano letivo de 2021, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou o primeiro "Guia de Possibilidades para as Atividades Pedagógicas Flexíveis", nesta terça-feira (24). O material está disponível no site da secretaria e deverá apoiar e subsidiar a prática docente na abordagem híbrida.

A solenidade virtual foi conduzida pela diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta, e transmitida pelo YouTube do Canal Educação, reunindo o trio gestor e equipe de ensino das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE), além da dupla gestora das escolas e professores de todo o estado. 

"Esse Guia foi elaborado por uma equipe técnica especializada da Seduc, com um grande apoio do Instituto Unibanco, no âmbito da implementação do Programa Jovem de Futuro, e também pela Tríade Educacional, com o olhar nas estratégias implementadas de abril de 2020 até agora. É um material dividido em três capítulos, que abordarão o que é o ensino híbrido e quais são os seus modelos, como organizar as atividades pedagógicas e avaliar os estudantes, além de trazer sugestões de aplicabilidades na prática", explicou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes Neta.

Destacando a importância do material para a rede pública estadual de ensino do Piauí, a Gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maju Azevedo, falou que o lançamento marca a perspectiva de olhar a educação híbrida como oportunidade. "Esta é uma oportunidade de intensificar a permanência e a aprendizagem dos estudantes. É um momento marcante em relação à perspectiva da política pública educacional no Piauí e um passo de sistematização, já que o Guia põe à disposição dos profissionais um conjunto de aprendizados para garantir que os estudantes não se percam da educação e possam concluir a Educação Básica", afirmou.

A apresentação da ferramenta pedagógica foi feita pelas Gerentes de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Seduc, Marília Aragão e Regina Célia, respectivamente. O material pode ser acessado no site da Seduc, na aba de retomada das aulas presenciais no site da Seduc

"Foi um documento feito por muitas mãos. Nele é possível encontrar desde a logística pedagógica, ações de acolhimento, como organizar e avaliar as práticas pedagógicas na perspectiva do ensino híbrido, bem como sugestões para o planejamento das aulas", explicou Marília Aragão.