Seduc Piauí implanta Classe Hospitalar e garante acesso à educação para pacientes do Hospital Infantil

educação inclusiva

16.08.2021

O Piauí vem investindo, ao longo das últimas duas décadas, na ampliação de oferta de políticas públicas de acesso à educação. Uma dessas ações é a implantação de salas de aula no ambiente hospitalar, medida que permitirá que crianças, pais ou acompanhantes tenham acesso à educação durante o período da internação.

Nesta segunda-feira (16), o Governo do Estado entregou as obras de reforma e ampliação do Hospital Infantil Lucídio Portela. Dentro da total reestruturação da unidade de saúde, foram construídas duas salas de aula, sendo uma brinquedoteca, espaços que farão toda a diferença para melhorar a rotina hospitalar dos pacientes.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disponibilizará equipes para o acompanhamento educacional desse público, como explica o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

"A educação é um direito de todos e pensando nisso queremos trazer o chão da escola para essas pessoas que praticamente residem no hospital com longas internações. Queremos beneficiar as crianças, os pais ou responsáveis, garantindo assim o fluxo escolar. O estudante continua vinculado à sua escola de origem, mas vai assistir aula no hospital. Disponibilizaremos equipe de professores e aqui poderemos ofertar ensino básico, educação de jovens e adultos, e educação profissional. Tudo isso para garantia do direito social de acesso ao ensino", disse o secretário.

A novidade foi comemorada por quem se encontra no hospital, como a teresinense Fernanda Eunice, mãe do pequeno Alexandro, que está internado há 45 dias no Hospital Infantil Lucídio Portela.

"Estou aqui há 45 dias com meu filho internado e um longo período no hospital deixa a criança afetada psicologicamente, estressada, então esse espaço novo vai possibilitar atividades diferenciadas e interação com outras crianças. Ele está começando agora na escola, então as salas serão de grande importância para que ele não perca a oportunidade de estudar. Vamos trazer as tarefas e os professores aqui vão auxiliar para ele fazer", afirmou.