Seduc Piauí alinha ações para o Censo Escolar 2021

Censo Escolar

20.05.2021

Uma reunião virtual marcou o início da frente de trabalho da Rede Estadual de Ensino para o Censo Escolar 2021. A ação segue a portaria n° 200, de 12 de maio de 2021, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e neste ano a novidade será a parceria com o Instituto Unibanco para trazer mais qualificação na coleta de dados para otimizar todo o processo que envolve as 21 Gerências Regionais do Piauí, em mais de 600 escolas. 


Participaram do momento on-line mais de 190 técnicos de equipes da Unidade de Planejamento (UPLAN), Estatística, Gerência de Tecnologia (GTI), Unidade de Ensino e Inspeção Escolar (Ugie) da Sede e das Gerências Regionai, com o objetivo de alinhar as informações do Censo escolar 2021. "Será um processo maior para captação de dados através de grupos de trabalho para otimizar", explicou Gabriel Medina, representante do Instituto Unibanco. 


De acordo com a portaria do Inep, o sistema abrirá no dia 18 de junho e, antes dessa data, a equipe da SEDUC estará alinhada com todos os setores. "Essa é uma ação que nos dá dados importantes para elaborar políticas educacionais não só para o estado, mas em âmbito nacional. Todo e qualquer planejamento ou projeto é fruto da análise dos dados do censo", disse Maria José, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da SEDUC. 


No próximo dia 21 de maio acontecerá mais um momento virtual pelo Canal educação para as escolas receberem orientações do preenchimento das informações para o censo. O processo deve acontecer até o final do ano com várias etapas. 


CENSO ESCOLAR 

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica do país, como também importante pesquisa estatística educacional brasileira. 

A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento educacional, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas.