Educação do Piauí e Corpo de Bombeiros alinham curso para Formação de Brigada de Incêndio

Piaui

17.05.2023

Atento ao crescente número de queimadas registradas em 2022, o Governo do Estado do Piauí planeja ações que fortaleçam o combate ao número de focos de incêndio no território piauiense

Em uma destas frentes de ações está a ampliação do contingente de brigadistas a serem formados pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), em parceria com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP) e o Corpo de Bombeiros.

O superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja) da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro, esteve nesta quarta-feira (17) reunido com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. José Rego, para finalização do projeto de formação de Brigadista.

A formação acontecerá por meio da Mediação Tecnológica e terá como público-alvo os estudantes matriculados na 7ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Pública Estadual, na capital e interior, com o objetivo de preparar os membros para a prática de combate a incêndio, primeiros socorros e em situações de riscos.

“Temos dados que corroboram a tendência do aumento de incêndios no Piauí e, alinhado à proposta do governador Rafael Fonteles que demandou ações preventivas à SSP, estamos finalizando um curso em que a Seduc entra com o projeto pedagógico e o Canal Educação, enquanto o Corpo de Bombeiros traz a expertise formativa dos instrutores para a formação de Brigadistas”.

Os participantes terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos sobre procedimentos de emergência, como evacuação de ambientes, primeiros socorros e combate a incêndios, tendo a certificação conjunta pela Seduc, SSP e Corpo de Bombeiros.

“Após esta fase de estudo temos a perspectiva de ofertar os cursos no mês de junho para as primeiras turmas. A princípio serão contemplados os municípios de Teresina, Parnaíba, Piripiri, São Raimundo Nonato, Picos, Floriano e Oeiras”, adiantou o superintendente, Paulo Henrique.