Seduc participa do SemiEdu 2025 e do VII Encontro de Educação Escolar Quilombola

Mato Grosso

27.11.2025

Laís Soares | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) participa do Seminário de Educação (SemiEdu), de 26 a 28 de novembro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

O evento tem como objetivo promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e tradicionais (quilombolas, indígenas e camponeses), visando a construção de práticas educativas decoloniais e antirracistas.

O seminário também constitui um território de escuta, trocas e reconstrução, comprometido com as práticas e de conhecimentos dos territórios, escolas e lutas cotidianas dos povos.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Jéssyca Campos, eventos como o SemiEdu são fundamentais para a troca de ideias entre professores, acadêmicos, pesquisa e prática.

“Durante três dias, vocês poderão compartilhar ideias, não apenas entre professores, mas também entre as comunidades tradicionais. Estamos reunindo um ciclo virtuoso, em que todos se alimentam de boas práticas e de conhecimento recíproco”, disse ela.

Para o Coordenador de Educação Escolar Indígena da Seduc, Lucas de Albuquerque de Oliveira, a educação básica deve fazer parte de uma gestão compartilhada.

“Esse movimento, que estamos realizando juntos, busca realizar uma melhoria na educação. Os saberes, aqui, vêm da academia e das comunidades em uma grande confluência”.

Paralelamente ao SemiEdu, a Seduc também participou do evento Política de Formação e Programas de Educação Escolar Indígena em Mato Grosso, no Instituto de Educação da UFMT, no Auditório Michele Sato.

O encontro, que reuniu conselheiros de educação escolar indígena, professores indígenas da Seduc e professores e acadêmicos não indígenas, tem o objetivo de evidenciar o protagonismo das comunidades escolares indígenas, do Conselho de Educação Escolar Indígena de Mato Grosso (CEEI-MT) e da Seduc.

Além disso, o evento também busca fortalecer o debate sobre políticas públicas, territórios educativos e práticas pedagógicas que emergem dos povos originários.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), o SemiEdu é maior evento científico da área de Educação do Centro-Oeste.