Pará
13.09.2023Referência pelo desenvolvimento de ações de alfabetização em regime de colaboração com o programa "Alfabetiza Pará", a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) está promovendo, em conjunto com outros 15 estados brasileiros, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília, com apoio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum (ABC), do Instituto Natura e da Fundação Lemann.
O seminário pretende mostrar como as parcerias entre estados e municípios são benéficas ao processo de alfabetização. Embora sediado na capital federal, o evento pode ser acompanhado de forma remota mediante inscrição feita pelo link
"Alfabetizar nossas crianças adequadamente, na idade certa, é uma das nossas grandes prioridades. Já no início deste ano lançamos o 'Alfabetiza Pará' justamente para apoiar os municípios com recursos, formações e materiais didáticos, para garantir que cada estudante tenha plenas condições de aprender a ler e escrever. Essa é uma etapa importantíssima na jornada da educação, e a Seduc está na construção desse Seminário importantíssimo para nossos educadores”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Com a missão de construir um compromisso nacional pela alfabetização, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 reforça a importância da mobilização entre os poderes e a sociedade na garantia da alfabetização na idade certa.
Participarão do evento secretários de Estado de Educação, entre eles o secretário de Estado do Pará, Rossieli Soares, educadores, especialistas em políticas públicas, professores alfabetizadores, prefeitos, governantes e ministros.
Os palestrantes que irão participar da programação têm destaque por sua atuação na educação no Brasil e no mundo, como Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP); Chico Soares, professor emérito Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Inep; Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano; Bárbara Carine, escritora, professora e sócia-fundadora da primeira escola Afro-brasileira do país; Luciana Alves, pedagoga, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e consultora em Educação para as Relações Étnico-Raciais; e Hilda Linhares, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em linguagem e alfabetização do CAED/UFJF.
Referência - O "Alfabetiza Pará" é um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.
Texto: Marcelo Júnior / Ascom Seduc