Seduc participa de Seminário de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes

Mato Grosso

23.10.2025

Laís Soares e Claryssa Amorim | Seduc-MT

A Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso participou, nesta quarta-feira (22.10), do Seminário de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior de Contas, no Centro Político Administrativo (CPA).

O encontro, que reuniu especialistas com atuação local e nacional, gestores e representantes de órgãos públicos e entidades, teve o intuito de fomentar o diálogo interinstitucional e construir estratégias conjuntas de proteção à infância.

Buscando fortalecer a articulação entre o poder público, profissionais e sociedade para gerar reflexão, o evento também propôs soluções para uma cultura de proteção e desenvolvimento humano.

Representando a Seduc, a líder do Núcleo de Mediação Escolar, Patrícia Simone da Silva Carvalho, ministrou a palestra com o tema “Para além dos muros: o diálogo que protege e transforma as escolas em Mato Grosso”. A palestra ressaltou o papel do ambiente escolar como espaço de prevenção e acolhimento.

"Nosso compromisso vai muito além do ensino dentro das salas de aula. Sabemos que para garantir um ambiente escolar seguro, acolhedor e transformador, é fundamental promover o diálogo constante entre alunos, famílias, educadores e comunidade”, disse Patrícia.

De acordo com ela, a escola é um espaço de proteção e de construção de cidadania, onde cada voz precisa ser ouvida e respeitada. “Por isso, investimos em políticas que incentivam a escuta ativa, o respeito à diversidade e o combate a qualquer forma de violência ou discriminação", destacou.

Voltado a gestores públicos, conselheiros tutelares, profissionais da segurança pública, do sistema de justiça, da educação e da saúde, além de representantes da sociedade civil organizada, os participantes também puderam dialogar sobre caminhos e soluções para o fortalecimento da rede de proteção em Mato Grosso ao final do evento.