Educação participa de lançamento de guia do Programa de desenvolvimento do FNDE

Mato Grosso

27.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) participou, nesta quinta-feira (23.06), do lançamento do Guia Dirigido pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) 2022, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Cuiabá. O evento é realizado secretarias de Educação para falar sobre o processo de execução dos recursos financeiros em aquisição de materiais e serviços, referentes ao programa.

O Guia é direcionado à utilização dos saldos remanescentes do PDDE e as ações integradas vigentes. Além disso, é uma das ações concretas do FNDE para apoiar a gestão das escolas, entidades e secretarias de Educação.

O técnico Daer Motta, representante do FNDE, falou sobre o auxílio às secretarias de Estado e dos municípios na boa execução do PDDE e, consequentemente, às prestações de contas. Segundo ele, os gestores compreendem a importância do programa e conseguem acompanhar o processo de aplicação das ações. Na avaliação dele, a participação da Seduc-MT no lançamento foi fundamental para a sua realização. “Sem o apoio da Secretaria de Estado de Educação o FNDE não conseguiria realizar esse tipo de evento, ou mesmo, acompanhar a execução e o controle de todo o programa’’, contou.

Para a professora da Universidade Nacional de Brasília (UnB) e pesquisadora do PDDE no Centro-Oeste, Adriana Almeida Sales de Melo, o evento teve como objetivo orientar gestores para manuseio do saldo remanescente e capacita-los através da regulamentação normativa e demais procedimentos legais.

O evento foi realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e contou com mais de 300 participantes, entre eles, a secretária adjunta de Gestão Regional da Seduc-MT, Alcimaria Ataídes da Costa. O evento também contou com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento, e do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e Gestão de Programas Educacionais do Centro-Oeste (Cecampe -CO).

Texto de Mailson Prado.