Seduc participa de Encontro Nacional de Educação STEAM em São Paulo

Tocantins

07.09.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, entre os dias 1º e 5 de setembro, do Encontro Nacional de Educação STEAM, que reuniu gestores e professores de diversas secretarias estaduais para discutir estratégias inovadoras no ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) nas redes públicas de educação básica. O evento foi realizado na Universidade de São Paulo (USP).

Organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), o encontro teve como objetivo formar multiplicadores, gestores e professores líderes, capazes de articular e aprimorar ações STEAM já existentes nas redes públicas de ensino do Brasil.

Do Tocantins, participaram Alex Andrean Silva Barbosa, da Gerência de Design e Produção de Recursos Educacionais, e Leidison Lima dos Santos, da Gerência de Currículo.

O técnico de Currículo, Leidison Lima dos Santos, destaca que a metodologia STEAM é transformadora. “É uma abordagem que integra ciência, tecnologia, artes e matemática em um trabalho verdadeiramente multidisciplinar. Esse estímulo gera criatividade, inovação e desenvolvimento, e precisa ser amplamente divulgado e disseminado entre nossos professores e escolas no Tocantins”, afirmou.

Durante os encontros, os educadores participaram de palestras, oficinas, sessões de treinamento e discussões em grupo. Também tiveram contato com ferramentas digitais e metodologias inovadoras voltadas ao fortalecimento da educação pública e à preparação dos jovens para o mercado de trabalho.

Na Seduc, a inserção da abordagem STEAM já vem sendo implementada desde 2024, por meio de projetos interdisciplinares em escolas da rede estadual e de formações continuadas voltadas ao uso de metodologias inovadoras.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins