Educação do Ceará participa da abertura da Conferência Nacional de Educação

Ceará

29.01.2024

O Ministério da Educação (MEC) realizou, neste domingo (28), a abertura da Conferência Nacional da Educação (Conae), em Brasília, com a presença do ministro Camilo Santana. A secretária executiva de Ensino Médio e Educação Profissional, Jucineide Fernandes, representou o Ceará na solenidade, que tem como tema central o “Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

“A presença do Ceará nesta conferência reflete nosso compromisso com uma educação democrática, equitativa e de qualidade para todos e todas. Estamos unidos com estados, municípios, organizações sociais, estudantes, professores e demais entidades, trabalhando juntos para moldar políticas educacionais que impulsionem o desenvolvimento e a justiça social”, destacou Jucineide.

A Conae 2024 segue até 30 de janeiro. A conferência nacional pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente.  

O Ministério da Educação (MEC) é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação ( FNE). 

Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais.