Educação do Pará oferta intensivo do Enem na região metropolitana de Belém

Pará

08.11.2021

No último sábado (6), cerca de 150 estudantes participaram de mais um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, na Usina da Paz (UsiPaz) do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa Enem Pará Itinerante, busca assegurar a competitividade dos candidatos nas provas que serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

A Seduc informa que essa é uma revisão com conteúdos focados em recorrências, com questões presentes todos os anos no Enem, mas que os alunos ainda apresentam dificuldade de compreensão. A Secretaria ressalta que toda a programação foi direcionada aos estudantes da rede pública estadual, concluintes do Ensino Médio, em 2021, e também para pessoas que já concluíram os estudos em anos anteriores.

Atento aos ensinamentos dos professores, o aposentado Luiz Antônio Souza, 68 anos, afirmou que está ansioso para fazer o Enem e pretende cursar Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA). “O aulão está sendo muito interessante, porque estou aprendendo novos assuntos e me dedicando bastante aos estudos. Acredito que farei uma boa prova e, muito em breve, espero conseguir uma oportunidade no Ensino Superior”, afirmou Luiz Antônio.

Empenhada em cursar Medicina, Ana Beatriz Mota, 18 anos, conta que está bastante satisfeita com os ensinamentos e os materiais disponibilizados durante os aulões. “Essa é minha segunda vez aqui, gostei bastante da aula anterior e a didática dos professores é muito interessante. Com certeza, esta iniciativa dá oportunidade para que os alunos da escola pública possam ingressar em uma universidade, no curso que eles desejarem”, ressalta.

Pela primeira vez fazendo a prova do Enem, o estudante Antônio Júnior, 16 anos, pretende fazer Engenharia da Computação e está com a expectativa de bons resultados no exame. “Graças a esse projeto do Governo do Estado, por meio da Seduc, a gente vai poder fazer as provas do Enem de maneira tranquila, utilizando as dicas e orientações dos professores, porque é notável a grande experiência deles o que nos deixa ainda mais confiantes”, evidencia o aluno.

INCENTIVO

O coordenador de Ações do Enem Pará Itinerante, Diego Maia, disse que a Seduc tem intensificado suas ações pedagógicas com a proximidade das provas do Enem. “Nós estamos estendendo nossas atividades na UsiPaz do Icuí-Guajará, inclusive dobrando o número de vagas com o intuito de abranger o maior número de alunos possíveis, em função do sucesso e grande demanda que recebemos. A comunidade está abraçando este importante espaço de inclusão social e o Enem Pará Itinerante veio para somar com o projeto”, frisou o dirigente.