Secretaria incentiva estudantes na participação de olimpíadas do conhecimento

Piaui

14.06.2023

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, recebeu, nesta quarta-feira (14), os estudantes João de Brito Ramos Filho e Murilo Levi de Brito Vieira, medalhistas de ouro na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); e os estudantes Francisco Yuri de Brito Vieira e Allyson de Sousa Almeida, medalhistas de ouro na 17ª edição da olimpíada.   

Os estudantes fazem parte do grupo de seis piauienses que representaram a Rede Estadual de Educação na Cerimônia de Premiação Nacional da OBMEP, que ocorreu em Florianópolis (Santa Catarina), no início do mês de junho. Durante três dias de programação, os jovens participaram de atividades acadêmicas lúdicas, assistiram apresentações e palestras, trocaram experiências e concorreram a um sorteio de brindes.  

Na ocasião, o gestor parabenizou os medalhistas pela tão merecida conquista. “Hoje eu tive a alegria de receber quatro alunos premiados com medalha de ouro na OBMEP. Eles são referência para todos os estudantes da nossa Rede que se interessam pela matemática e que sonham também com essa conquista. As olimpíadas têm o poder de fortalecer a aprendizagem e a disciplina na rotina de estudos dos nossos jovens”, comenta.   

Allyson é estudante da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina, e conta que participar da Cerimônia Nacional tem um significado único. “É muito gratificante chegar a essa conquista, tem uma sensação única de felicidade. É a coroação de uma trajetória de dedicação aos estudos e de todo o suporte dado pela equipe de professores, pela escola e pelos nossos familiares”, pontua.   

Seduc Olímpica   

Com o intuito de incentivar a participação dos estudantes da Rede Estadual de Ensino nas olimpíadas do conhecimento, a Seduc lançou o projeto Seduc Olímpica, que integra o Acelera Seduc. O Secretário Washington Bandeira destaca que uma das iniciativas já iniciadas pelo projeto foi o I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí, que estimula o estudo da matemática e fortalece a preparação dos estudantes.  “É uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos potenciais. O Torneio de Matemática faz parte do Seduc Olímpica que dá todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas nacionais. Queremos que mais estudantes conquistem medalhas nas próximas edições da OBMEP e em outras competições”, pontua o Secretário da Educação, Washington Bandeira.  

A primeira etapa do torneio contou com a participação de 62.783 estudantes. Das 458 escolas estaduais com Ensino Médio Regular no Piauí, 407 tiveram estudantes inscritos, o que corresponde a aproximadamente 90% de participação das escolas. A segunda etapa será realizada no próximo dia 24 de junho.   

O Seduc Olímpica atuará no acompanhamento sistemático das ações, inscrições das escolas e dos estudantes nas mais diversas olimpíadas, feiras de ciências e torneios, passando pela preparação dos alunos e pela formação de professores. “O projeto oferece apoio pedagógico e formativo aos professores em preparação para olimpíadas. Ou seja, atua no planejamento e realização de aulas direcionadas e conteúdos pedagógicos focados em olimpíadas de conhecimento. As aulas podem ser presenciais, mas também por mediação tecnológica, com o suporte do Canal Educação e em parceria com os municípios”, esclarece o Superintendente de Ensino, Antônio Amaral.   

 Uma das metas do Seduc Olímpica é que, em quatro anos de gestão, todas as 458 escolas estaduais com Ensino Médio Regular no Piauí participem regularmente de, no mínimo, cinco competições do conhecimento. “Em 2023, já conseguimos garantir que todas as escolas da Rede estejam inscritas na OBMEP, a maior competição do país e que teve a realização da primeira fase no último dia 30 de maio. Esse é um primeiro passo. Mas não teremos apenas o incentivo para a matemática, a ideia é fomentar o engajamento das equipes de gestores, em áreas como Robótica, Ciências, Redação e Língua Portuguesa”, finaliza Amaral.