Seduc oferta mais de 1.200 vagas em cursos de formação continuada

#SeducPA #Avacefor

27.08.2021

As inscrições para novos cursos de formação continuada, voltados aos professores de todas as regiões do Pará, já estão abertas e prosseguem até a próxima segunda-feira (30). Estão aptos a participar das capacitações docentes e especialistas em educação das redes públicas municipal, estadual e federal de ensino, que sejam servidores efetivos ou temporários.

Os cursos são promovidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), e só no primeiro semestre deste ano já contemplaram mais de 5.900 educadores paraenses, de todas as redes de ensino.

Todas as formações serão ministradas de maneira remota, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor). A plataforma permite múltipla interação entre tutores e participantes, por meio de vários mecanismos, como webinários, fóruns, textos e vídeos, entre outros suportes pedagógicos. As atividades realizadas durante os cursos serão avaliativas e, ao final, será concedida certificação, que varia entre 60 h e 80 h.

A secretária adjunta de Ensino, Regina Pantoja, destacou que a Seduc tem ampliado a oferta de cursos de formação continuada, na modalidade remota, sempre visando à qualificação da gestão e do processo de ensino-aprendizagem. Ela frisou que em 2021 o Cefor lançou o Ambiente Virtual de Aprendizagem. “Essa plataforma é própria para a execução dos cursos e, neste semestre, estamos ofertando 19 formações e 1.260 vagas nas salas de aula virtuais, a todo o público-alvo que tiver interesse nesse processo formativo. Este é mais um compromisso cumprido pelo governo do Estado, por meio da Seduc, na política de valorização dos profissionais da educação paraense”, enfatizou Regina Pantoja.

Cada participante só poderá se inscrever e participar em até duas formações, simultaneamente. Nesta nova edição estão sendo ofertadas 1.260 vagas, distribuídas em 19 cursos na educação digital. A Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE) está à frente desta etapa, com a efetiva participação dos servidores que atuam nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

O coordenador da CTAE, Jó Elder Vasconcelos, disse que a educação vive um novo momento, em que alunos e professores precisam reaprender a conviver com o ensino híbrido. “Nunca a formação de professores foi tão importante, principalmente devido ao momento que estamos vivendo. Os educadores precisam implantar uma nova metodologia de ensino, pois aquela que existia antes da pandemia não voltará mais. É um grande desafio a ser vencido e, somente com formação e dedicação é que iremos dar um pontapé inicial nesta nova fase educacional”, ressaltou o educador.

Segundo o coordenador do Cefor, Augusto Paes, é de suma importância a participação e o envolvimento dos educadores das redes municipais, estadual e federal, nos processos de formação continuada oferecidos pela Seduc.

“Devido às grandes mudanças no cenário educacional, em decorrência da pandemia, estamos disponibilizando diversos cursos aos profissionais da educação, para que possam aprimorar todo o trabalho pedagógico que desenvolvem, sejam relacionados à análise de indicadores, à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), entre outros. Portanto, as formações atendem a uma demanda atual da sociedade. Convido os professores e demais profissionais da educação de todo o Estado para que participem”, disse o coordenador.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc