Tocantins
10.05.2024A Superintendência Regional de Pedro Afonso promoveu nos dias 6 e 7, aula inaugural do ‘curso Agricultor Orgânico’ no âmbito da Formação Inicial e Continuada (FIC). A ação aconteceu nas Escolas Estaduais Indígenas 19 de abril e Mangabeira, onde também foram iniciadas aulas presenciais na quarta-feira, 8.
O curso, de duração de 160 horas/aula, teve como propósito capacitar para o conhecimento e aperfeiçoamento profissional, e foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foram disponibilizadas 40 vagas, distribuídas entre ambas as escolas.
Para a estudante Érica Krahô, o curso teve fundamental importância na orientação profissional dos participantes. “Como aluna deste curso, sei que cada um de nós está aqui com objetivos e sonhos únicos. Alguns buscam adquirir conhecimento para seguir carreiras específicas, outros estão sedentos por descobertas e desafios. Independentemente do motivo que nos trouxe até aqui, estamos unidos pelo desejo comum de aprender e crescer”, afirmou.
O diretor da Escola Indígena Mangabeira, Wiloiy Rodrigues da Cruz, celebrou a ação. “Este é um momento especial em que celebramos não apenas o início de um curso em nossa escola, mas também de refletirmos sobre a importância do conhecimento e da educação em nossas vidas. Portanto, aproveitem ao máximo este curso que está iniciando. Estejam abertos às oportunidades que surgirem, se comprometa com seus estudos e se lembrem sempre do poder transformador da educação”.
As Escolas Indígenas do município de Pedro Afonso foram as primeiras unidades escolares a receberem cursos do Pronatec. A capacitação visa trabalhar modelos de agricultura que complementem a renda familiar, e consequentemente, contribuam para a preservação do meio ambiente.
Para o superintendente regional, Neurisvaldo Rodrigues, “cursos como estes agregam valor não apenas educacional, mas também à renda das famílias".
Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Anne Deise Lopes/Governo do Tocantins