Educação oferece Bolsa de Estudos para professores selecionados em programa de Mestrado da UEG

Goiás

12.04.2022

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor), está oferecendo uma Bolsa de Estudos para seis professores da rede estadual selecionados para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Os candidatos que forem aprovados no processo seletivo, provenientes das vagas da parceria entre a Seduc e a UEG, seguindo o edital, receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.500,00, durante o período de 1 ano, tempo no qual o mestrado deverá ser realizado.  

A parceria da Seduc com a UEG, que começou ainda em 2021, estará sob vigência durante três anos. Conforme o edital, o convênio prevê a oferta de seis Bolsas por ano, destinadas, exclusivamente, a professores da rede pública estadual de Educação. 

O programa de mestrado tem como objetivo a formação continuada no Ensino de Ciências e busca contribuir com a prática docente para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, as linhas de pesquisa do Mestrado visam desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativos à Educação Básica. 

Inscrições 
Nesse ano de 2022, as inscrições para o segundo ano do programa de Mestrado da UEG serão abertas no mês de outubro. Seguindo os mesmos critérios do ano passado, disponíveis no edital, a Seduc, por meio do Cepfor, reforça que os interessados a se candidatarem para a Bolsa deverão ser professores efetivos da rede pública estadual. 

De acordo com o gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, do Cepfor, Wagner Alceu, para além da formação no ensino superior, a pós-graduação é um incremento importante no desempenho profissional. “É muito importante que o professor não se ausente da academia, pois a formação continuada é fundamental em qualquer área”, destaca o gerente da Seduc.  

Turma de 2021
Em 2021, a Seduc contabilizou 129 inscrições no processo de seleção para o curso de Mestrado da UEG. Seis professores foram contemplados com a Bolsa proveniente do convênio Seduc/UEG. O gerente de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento dos Profissionais da Educação lembra que, independentemente de o professor ser classificado no processo seletivo da Seduc, ele poderá participar diretamente da seleção da universidade.