Piaui
22.09.2023Fortalecendo o protagonismo estudantil e a democracia no ambiente escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem mobilizado e incentivado as escolas da Rede Pública Estadual de Educação sobre a importância da formação de um Grêmio Estudantil. Por meio de visitas às escolas das Gerências Regionais de Educação nos municípios do estado, a Supervisão dos Grêmios Estudantis (SUGRES) esteve realizando momentos de diálogos e orientação com a comunidade escolar a respeito do processo de formação e funções de um Grêmio Estudantil.
Com o trabalho de mobilização, 183 grêmios já foram criados entre as escolas do Piauí e 47 estão passando pelo processo de formação com as eleições. No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, localizado no município de Oeiras, as eleições para compor o Grêmio Estudantil aconteceram na última segunda-feira (18), envolvendo todos os alunos da escola.
Com um total de 303 votos entre as duas chapas de estudantes concorrentes, o processo de eleição contou com a aprovação de Estatuto, organização e mediação da Comissão Eleitoral, a colaboração de Mesários e equipe Multiprofissional da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE). Os representantes de cada chapa puderam acompanhar a eleição para se certificar da integridade e transparência de todo o processo de eleição.
Obtendo 169 votos, com uma diferença de apenas 42 votos da chapa concorrente (127), a chapa 2, denominada “Resistência”, foi eleita, tendo como presidente o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Ítalo Luís Pereira e Silva. Os alunos da chapa eleita agora serão responsáveis por representar os interesses de todos os estudantes, em consenso, levando reivindicações às instâncias escolares, além de propor a execução das mais diversas atividades desenvolvidas nos espaços educacionais.
"É acima de tudo gratificante poder representar meus companheiros de turma e também trabalhar ao lado da gestão. Estaremos todos juntos nessa relação harmoniosa com o intuito de vivermos nesse ambiente saudável e com melhores condições, onde poderemos reivindicar os nossos direitos. É muito gratificante para mim poder ser porta-voz da escola e dos alunos para podermos realmente correr atrás do que é nosso", afirmou o estudante e presidente eleito do grêmio, Ítalo Pereira.
O diretor da escola, Edgar Sousa, reforçou a importância do momento democrático e parabenizou todos que participaram, em especial a chapa eleita. “Para a família CETI Desembargador Pedro Sá é um motivo de honra e satisfação termos o Grêmio Estudantil reativado através da atual presidência e seu secretariado”, destacou o gestor escolar.
Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o grêmio estudantil representa a importância da democracia para os estudantes. “Temos apoiado e incentivado cada vez mais o protagonismo estudantil nas escolas, esse é um dos nos grandes objetivos para a Educação. O Grêmio Estudantil proporciona um grande momento de democracia que mostra a importância de dar vez e voz aos nossos estudantes para que juntos possam implementar ações que contribuam no avanço e crescimento educacional”, declarou Bandeira.