Educação realiza 2º Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação

Mato Grosso

08.11.2022

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realizou nesta terça-feira (08), a abertura do 2º Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação, no anexo do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O evento, organizado pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), juntamente com a Secretaria Adjunta de Gestão Regional (SAGR), objetiva consolidar os resultados do processo de formação dos profissionais licenciados, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2022.

O secretário adjunto Executivo de Educação, Amauri Monge Fernandes, participou da mesa de abertura e destacou em sua fala a formação continuada e a valorização do profissional da Educação. “É um compromisso do governador Mauro Mendes e do secretário Alan Porto, aumentar o número de vagas da licença de qualificação profissional. É uma política pública importante e necessária que trata da qualificação permanente dos profissionais da educação’’, ponderou.

A Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas, Flávia Emanuelle de Souza Soares, uma das responsáveis pelo evento, falou sobre a importância em reunir os profissionais e consolidar as ações desenvolvidas durante o ano. “Realizamos a primeira edição no ano passado com uma boa adesão, mas, a segunda edição nos surpreendeu. É interessante ver o quanto a educação tem investido na qualificação profissional e que os nossos servidores têm aproveitado as oportunidades’’, disse.

Soeli Aparecida Rossi, diretora regional de Educação do polo Cáceres, salientou o privilégio de participar do Simpósio e demonstrar, junto a sua equipe, as práticas pedagógicas empregadas no dia a dia. ‘’Com a mostra dos trabalhos expostos aqui, podemos visualizar o que está sendo feito no nosso e em outros polos’’. Para Soeli, o acolhimento no evento foi a principal característica para apresentação das práticas e da participação em conjunto.

O evento teve como palestrante o pesquisador e mentor de projetos de transformação na Educação, com ênfase em metodologias ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais e o Projeto de Vida, Professor Dr. José Manoel Moran. Com o tema “Perspectivas e desafios para o desenvolvimento dos profissionais da Educação em Mato Grosso”’, Moran também abordou sobre os sistemas empregados na pesquisa e na mediação que desenha soluções através de acompanhamento e avaliações.

Participaram também como palestrantes, a professora Ms. Maria Claudia Maquea Rocha Mattia, professora Ms. Carinna Maria Mercedes Vieira Pires Beliene, professora Dra. Criseida Rowena Zambotto de Lima, professora Dra. Eucaris Ferreira, professora Ms. Monika Michelly Aparecida Nunes e a professora Dra. Lucimeire da Silva Furlaneto.

Dentre as autoridades presentes na abertura do Simpósio, estiveram a vice-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Nilce Maria Da Silva e o pró-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Adelmo Carvalho da Silva.

Nesta quarta-feira (09), o simpósio continua com a 1ª Mostra de Boas Práticas das DREs, com a participação das diretorias dos polos de Cáceres, Alta Floresta, Barra do Garças, Rondonópolis, Primavera do Leste, Matupá, Confresa e Pontes e Lacerda.