Educação do Ceará mobiliza rede estadual em campanha de busca por alunos ausentes

Ceará

10.05.2022

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, ao longo deste mês, a campanha “Busca Ativa Escolar – Nem 1 Aluno Fora da Escola”, com o objetivo de mobilizar a rede pública estadual em torno da procura por estudantes que estão ausentes do processo de ensino e aprendizagem, evitando o abandono escolar. A partir desta sexta-feira (6), ações diversas serão realizadas em todas as áreas do estado, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A jornada segue até o próximo dia 13.

As unidades de ensino terão autonomia para elaborar estratégias próprias voltadas a esta finalidade, assim como seguir as sugestões traçadas pela Seduc. Entre as ideias propostas pela Secretaria, está o envolvimento da sociedade civil, por meio da criação do selo “sou parceiro da busca ativa escolar”, a ser entregue a comerciantes e instituições públicas e privadas parceiras, por exemplo.

Por outro lado, a comunidade escolar pode se articular em ações como caminhadas e pedaladas coletivas, integrando a população local, no intuito de dar visibilidade à proposta e fortalecer parcerias.

Paralelamente, indica-se, ainda, a realização de postagens de engajamento nas redes sociais, com o uso da #buscaativace, o que auxilia a dar ampla visibilidade ao tópico, com publicações de registros de atividades realizadas ao longo da semana.