Seduc lança primeiro Concurso Audiovisual e Literário da Rede Pública Estadual

Sergipe

08.06.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), lançou na segunda-feira, 7, o primeiro Concurso Audiovisual e Literário da Rede Pública Estadual, em transmissão ao vivo no YouTube Educação Sergipe. A live teve como principal objetivo apresentar o edital da competição estudantil, destrinchando as diretrizes, condições de participação, prazos e premiação, ação que contou com a participação de diretores e coordenadores de setores da Seduc, além de parceiros do concurso como representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e Ministério Público de Sergipe (MPSE). O edital pode ser acessado no link:https://bit.ly/2SgAxYc.

Com o tema “Escola Mais Segura: Um cuida do outro”, cujas inscrições deverão ser feiras no período de 15 a 30 de junho, o concurso Audiovisual e Literário da Rede Estadual foi lançado oficialmente para a comunidade escolar. A partir de agora, professores e estudantes interessados poderão estudar o edital e começar a preparação em torno das duas categorias que versam a disputa: Criação Audiovisual, direcionada aos estudantes dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental (EJA e regular), e Criação Literária, para o alunos matriculados no Ensino Médio e respectivas modalidades.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), professora Eliane Passos, o concurso foi pensado para estimular mais debates na perspectiva da escola mais segura, sob a visão dos documentos norteadores elaborados pela Seduc, como forma de divulgação, conhecimento e prática das normas estabelecidas no citado protocolo, na tentativa de evitar possíveis contaminações pelo novo coronavírus na volta das atividades educacionais presenciais. “Outro documento que norteará o concurso é o gibi "Se ligue na Prevenção! - Volta às Aulas Com Segurança", que é uma linguagem acessível a todos os nossos alunos, desde os anos iniciais ao ensino médio, e ilustra o dia a dia de um estudante ao despertar e voltando à atividade presencial”, disse.

“Várias são as ações da Seduc relacionadas à disseminação dos protocolos de biossegurança para enfrentamento à pandemia, instituída em Sergipe, especialmente no âmbito das escolas da rede pública estadual. O concurso Audiovisual e Literário é a voz dos estudantes nesse processo mediado pelos professores”, declarou Eliane Passos, destacando ainda que a iniciativa dará também o protagonismo aos jovens no desenvolvimento da escrita e irá estimular a criatividade com a produção de vídeos.

Para a promotora de justiça da 8ª Promotoria dos Direitos do Cidadão do MPSE, Maria Lilian Mendes Carvalho, a ação da Seduc, aliada aos tempos atípicos de pandemias, é o momento de todos se reinventarem. "Esse é o momento de a gente buscar o pensamento coletivo. Isso comprova que o reflexo de agir e pensar no outro, de proteger o meio ambiente e os interesses públicos e sociais, causa um impacto em todos”, declarou ela, lembrando a importância da parceria com a Seduc, que se estende às outras frentes e que surge como forma de somação de esforços em função do bem-estar social da sociedade sergipana.

Outro parceiro do concurso é o MPT/SE, representado pelo procurador e coordenador regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e Focalizador para as ações de enfrentamento à covid-19, Emerson Albuquerque Resende. "É uma honra muito grande para o Ministério do Trabalho participar como um apoiador desse evento, por se tratar de uma ação voltada para a educação. Nós acreditamos que é a educação que muda a sociedade; que faz um país e uma nação evoluir", frisou o procurador. Outro ponto destacado por ele foi a escolha do tema. "Trata-se de um assunto que vai desenvolver características no aluno como empatia, solidariedade e coletivismo", completou.

O diretor regional de Educação 5 (DRE5) e presidente do Conselho Estadual de Educação, professor João Luiz Andrade Dória, explanou sobre o papel das DREs na condução das atividades junto às escolas e como essas unidades foram se preparando para atender aos protocolos de retorno presencial, cuja operacionalização contou com investimentos direcionados aos cofres das escolas. O gestor também pontuou sobre a importância do concurso na perspectiva de biossegurança e cuidados para o plano de retomada. "A gente como regional de educação tem uma responsabilidade muito grande no processo de motivação e incentivo. Precisamos incentivar nossos alunos a participarem e a desenvolverem o seu protagonismo por meio da escrita e da produção audiovisual”.

Palestra

O evento teve prosseguimento com palestra mediada pelos professores Naiane França da Silva, articuladora de Redação e coordenadora da Oficina de Redação do Programa Pré-Universitário Seduc (Preuni), que falou sobre a importância da redação como expressão do estudante; e Raul Marx Rabelo Araújo, membro do Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação da Universidade Federal de Sergipe (Nice/UFS), que explanou acerca da produção de vídeo. Vale ressaltar que os dois profissionais colaboraram com a elaboração do edital.

“É uma satisfação muito grande poder colaborar de alguma forma para essa ação importante, principalmente diante da temática que está sendo proposta e do que estamos vivendo. Infelizmente estamos passando por um momento histórico e delicado que acaba interferindo nas nossas vidas de diferentes formas e áreas, seja na área profissional, e no caso dos estudantes, na área escolar, no pessoal, financeiro, emocional; enfim, é um momento em que buscamos a estabilidade em todos os sentidos, e os estudantes precisam do auxílio e incentivo para continuar, apesar das dificuldades”, disse Naiane França.

Raul Marx Rabelo, membro do Nice/UFS, também agradeceu o convite para fazer parte da iniciativa. Para ele, é importante que a rede pública esteja engajada em frentes que estimulem a criatividade dos alunos como a produção audiovisual. "Ao mesmo tempo que a gente pode sim trazer um filme para uma ideia formativa, de transferência de conhecimento de professor para aluno, o cinema também oferece possibilidades de autonomia de uma escola pensada para a construção de sujeitos intelectualmente independentes; que respeitem suas individualidades e subjetividades, mas que, acima de tudo, pensem na coletividade", concluiu.