Educação lança curso de formação para Gestores Escolares

Piaui

09.10.2023

Com o objetivo de oportunizar aos profissionais da educação que têm interesse em se tornar gestores escolares os conhecimentos necessários para o exercício da função, a Secretaria de Estado da Educação lançou, na manhã dessa segunda-feira (09), o curso de Formação para Gestores Escolares. O lançamento foi transmitido no Youtube, pelo Canal Educação, onde mais de 600 gestores escolares puderam acompanhar.

O curso integra o conjunto de ações pensadas pela Seduc que visa a criação do banco de gestores aptos a assumirem a Gestão das Escolas Públicas Estaduais do Piauí. A formação corresponde a 2ª etapa do processo de seleção de gestores e é destinada a todos os candidatos inscritos que tiveram suas inscrições deferidas para a continuidade do processo de seleção de gestores.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente na formação e destacou que a figura do gestor possui uma grande relevância para a Rede Estadual de Educação para que se possa alcançar muitos resultados e ter uma educação de qualidade. “O gestor é o protagonista desse processo e, para isso, é necessário que ele tenha todas as valências de um bom gestor, que é a gestão administrativa, gestão pedagógica, gestão financeira e a gestão de pessoas no sentido da liderança, do clima escolar e da comunicação interna e externa. E esse é o nosso propósito com esse curso, fomentar e fortalecer essas valências e também fazer uma avaliação do trabalho que eles estão desempenhando dentro desse contexto do banco do gestor”, detalhou o secretário.

Durante o curso serão trabalhadas temáticas referentes à atuação do gestor em suas diferentes dimensões: como gestão pedagógica, administrativa e financeira, habilidades sociais e emocionais que fazem a diferença no mundo profissional. Além disso, serão incluídos temas como liderança, gestão de conflitos, gestão de projetos, de pessoas e de processos, análise de dados e resultados, tomada de decisão, flexibilidade, pensamento analítico, visão sistêmica, dentre outros.

“Essa formação e todo esse trabalho que a gente tem realizado é uma novidade e está muito atrelada à política de gestão democrática que está presente no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação. E é uma forma de fazer com que a gestão das escolas passe a ser ainda melhor, muito mais organizada, muito mais profissionalizada. Queremos ter os melhores gestores com a melhor segurança administrativa e pedagógica dentro das nossas escolas”, declarou a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo.

Dividido em 4 módulos, o curso terá uma carga horária de 40 horas e será realizado no período de 9 a 20 de outubro. Todo o material será disponibilizado na plataforma do Canal Educação.