Educação lança Caderno Horta Pedagógica como ferramenta de ensino-aprendizagem

Mato Grosso

30.01.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Superintendência de Diversidades (SUDI) e da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola (COCQ), colocará à disposição da Rede Estadual de Ensino nesse ano letivo, o ‘Caderno Horta Pedagógica’.

Trata-se de uma ferramenta pedagógica que objetiva humanizar a horta escolar como um espaço vivo, dinâmico e em constante transformação. “Por meio desse projeto vamos favorecer a assimilação de saberes práticos e curriculares dos estudantes e, assim, exercer autonomia no seu conhecimento”, disse Lúcia dos Santos, superintendente de Diversidades.

Ela esclarece que o Caderno Horta Pedagógica é composto por atividades, discussões teóricas sobre a horta escolar, sobre alimentação, empreendedorismo e saúde, além de atividades práticas para diversos componentes curriculares que vão auxiliar na atuação diária nas escolas.

“O Projeto Horta é fundamental para o desenvolvimento das aprendizagens essenciais, habilidades, atitudes e valores que contribuirão com o despertar do protagonismo estudantil”, acrescenta.

Por meio do Caderno Horta Pedagógica, as escolas que aderiram ao programa de hortas escolares terão mais uma oportunidade de potencializar e fortalecer o conhecimento pedagógico, as competências para formação integral e o projeto de vida dos estudantes.

Além do benefício pedagógico, o caderno também será útil à agricultura familiar e à responsabilidade ambiental. Estudantes das escolas do campo, quilombola e indígena, principalmente, também terão a oportunidade de estender o aprendizado às suas comunidades.

O projeto foi desenvolvido em cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF/MT) e poderá ser acessado, também, por outras redes de ensino por meio do site oficial da Seduc-MT.

Acesse AQUI o Caderno Horta Pedagógica