Educação Itinerante visita escolas em Planaltina e Valparaíso de Goiás

Goiás

08.06.2022

Em mais uma edição do projeto Seduc Itinerante, a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli e a equipe da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) visitaram, no último final de semana, unidades escolares de Planaltina e Valparaíso de Goiás. O objetivo das visitas foi dialogar com gestores, professores e estudantes, conhecer a realidade local das escolas e ouvir as demandas pedagógicas, administrativas e de infraestrutura da comunidade escolar.

Escola cívico-militar
Na quinta-feira (2/6), a secretária da Educação visitou a Escola Cívico-Militar Profª Lourdete de Fátima de Paiva Sutir, antigo Colégio Estadual Complexo 10, em Planaltina. Localizada em uma região de vulnerabilidade social, a unidade se tornou Escola Cívico-Militar (Ecim) no ano passado, em convênio com o governo federal. 

Segundo a gestora pedagógica Flávia Machado de Oliveira, que trabalha no colégio há 23 anos, a escola passou por uma verdadeira transformação. “Nós tínhamos um índice de meninos usando drogas e que não respeitavam [os professores]. Hoje temos alunos que nos respeitam. Os militares nos dão essa força. Os professores cuidam do pedagógico, e eles cuidam da disciplina. Nossos alunos estão amando também, foi uma verdadeira revolução”, afirmou a gestora.

Para Flávia, a implantação do novo modelo resultou em maior sensação de segurança para a escola e a comunidade local. A coordenadora regional de Educação de Planaltina, Dinalva Cantallops, que já foi diretora da escola há alguns anos, confirmou que a unidade era marcada pela violência e hoje se tornou um exemplo de disciplina, civismo e respeito na região.

Reunião com gestores, estudantes e professores
Na sexta-feira, a equipe da Seduc passou pelo Centro Integrado de Educação Modelo, onde conversou com os estudantes e se reuniu com gestores da CRE de Planaltina. Mais tarde, a secretária foi ao Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Profª Ana Maria Ferreira de Paula para falar com alunos e profissionais da unidade.

À noite, a equipe da Seduc partiu para Valparaíso de Goiás, onde a secretária Fátima Gavioli dialogou com gestores da CRE de Novo Gama. O 33º Batalhão da Polícia Militar também apresentou, na ocasião, o projeto de segurança escolar ‘Paz nas Escolas’, que vem sendo realizado no município de Cidade Ocidental.

Mutirão do Governo de Goiás
No sábado e domingo (4 e 5/6), a Seduc esteve presente no Mutirão do Governo de Goiás em Valparaíso de Goiás. No sábado, Fátima Gavioli atendeu docentes e gestores de diversos colégios durante o evento. A secretária também conheceu o estudante João Ricardo, matriculado no Cepi Marajó, e sua mãe Ana Néri, que agradeceu o Governo de Goiás pelos investimentos na escola.

“No laboratório de Ciências, chegaram microscópios novos. Chegou o laboratório móvel [de Informática] e na hora do almoço, almoçamos com pratos de vidro. A quadra foi reformada e a escola foi pintada”, contou o estudante. João Ricardo que elogiou os professores da instituição e afirmou que seu rendimento escolar está melhorando.

“Minhas notas, percebo que aumentaram muito. Depois que nosso colégio se tornou em tempo integral, meu rendimento aumentou. Está sendo muito bom”, relatou João Ricardo. Para ele, um dos principais benefícios do Cepi é o Projeto de Vida, que ajuda o estudante a planejar seu futuro. 

Seduc Itinerante
Desde o início de 2019, a Seduc visitou diversos municípios para conhecer melhor a realidade das escolas e se aproximar da comunidade local. O projeto Seduc Itinerante já passou por Santa Helena, Ceres, Rio Verde, Rubiataba, Mineiros, Minaçu, Jataí, Luziânia, Novo Gama, Águas Lindas, Campos Belos, São Miguel do Araguaia, Silvânia, Iporá, Porangatu e cidades de outras regionais.