Seduc investe na formação continuada dos professores

Piaui

17.10.2017

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem desenvolvendo um conjunto de ações voltadas para capacitação docente e para formação de gestores, que juntas consolidam o "Pacto pela Aprendizagem". Através do Centro de Formação Antonino Freire, a Seduc oferece qualificação profissional na área de ensino para melhorar cada vez mais o currículo daqueles que têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos: os professores.


Para a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, não tem como falar em educação de qualidade sem investir em formação continuada. "A formação continuada vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. Por isso, essa gestão vem promovendo cursos de formação continuada para professores. Estamos proporcionando as condições para qualificação desses profissionais, com o afastamento remunerado para que possam cursar mestrado ou doutorado. Além disso, oferecemos formação aos profissionais que cuidam da parte administrativa e logística das escolas para que a rede funcione com eficiência", ressalta a secretária.


Entre 2015 e 2017,  mais de 2 mil profissionais da educação entre professores e gestores já passaram pelos cursos ofertados pelo Centro de Formação Antonino Freire. Nesse mesmo período, 146 professores foram beneficiados com o afastamento remunerado para se qualificar no mestrado ou no doutorado. Profissionais como o professor Jefferson Nunes, que retornou ao quadro da Seduc após dois anos de afastamento para mestrado em "Conservação e manejo de recursos naturais", da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). "O apoio da Seduc foi de fundamental importância para que eu fizesse o mestrado", avalia Jefferson.


Dentre os contemplados com os cursos ofertados, este ano, pela instituição está a administradora Lídia Rangel que participou do curso de Gestão Financeira na Escola. "O curso foi além das expectativas e melhorou, consideravelmente, o trabalho que venho desenvolvendo", conta Lídia, que foi aluna da primeira turma.


Vale ressaltar que a proposta da Secretaria contempla não apenas a formação pedagógica dos professores, mas também a formação dos profissionais da educação responsável pela gestão e pela parte administrativa da escola. Segundo Gildete Milu, diretora do Centro de Formação Antonino Freire, a instituição tem como meta formar toda equipe que faz  a rede pública de educação. "O Centro de Formação tem um papel fundamental nesse projeto do Governo de valorizar o profissional investindo na sua formação. Nosso papel é atualizar o corpo docente, os gestores e levar para eles propostas de inovação para as práticas de ensino", explica.


Com esse foco, desde 2015 o Centro promoveu inúmeros cursos, nas mais diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Libras, Educação Inclusiva, Inclusão digital, Educação Física, Ciências, Direitos Humanos, etc. Além dos cursos, a instituição também firmou diversas parcerias com outras instituições como UFPI e UESPI, que possibilitaram a realização de eventos como o I Fórum dos Profissionais de Biblioteca.
 

Chão da Escola descentraliza formação de professores


Enquanto na capital, o Centro de Formação tem um leque de opões de  cursos em diversas áreas,  no interior do estado a qualificação chega através do programa "Chão da Escola" que envolve todas as Gerências Regionais de Educação (GREs), levando formação continuada através das equipes de coordenação pedagógica.


O Chão da Escola é uma iniciativa  que visa proporcionar a troca de experiências entre a prática docente e a atualização do conhecimento acadêmico. ?Fazemos o acompanhamento com  os coordenadores pedagógicos e gestores de todas as GREs, através do Chão da Escola. Mensalmente as equipes se reúnem para a realização dos encontros de formação?,  explica Elenice Neri,  responsável pelo programa.


Esse trabalho junto aos gestores que atuam em municípios distantes da capital revitalizou as atividades das equipes. ?O Chão da Escola dinamizou o jeito de trabalhar, inovou o fazer pedagógico e melhorou a formação humana de nossas equipes?, destaca Conceição Teles, da Gerência de Parnaíba.

 II Simpósio fecha a programação das ações da Seduc de 2017

 
Fechando a programação do calendário letivo nas ações de formação docente, neste ano de 2017, o Centro de Formação Antonino Freire, está organizando o II Simpósio Estadual da Educação, que acontece de 13 a 15 de dezembro, reunindo renomados palestrantes e os profissionais que fazem a rede pública estadual de educação.

 
O Simpósio é uma das principais ações promovidas pelo Centro com foco na  qualificação dos profissionais da educação.  "Todos os professores são convidados a participar seja como ouvinte ou apresentando o resultado de seus trabalhos de pesquisa como mestrado ou  doutorado",  explica a diretora geral do Centro, Gildete Milu.

 
Para os professores, além dos minicursos um dos pontos de destaque do Simpósio é a troca de experiência proporcionada pelo evento. "O Simpósio é uma oportunidade impar tanto de qualificação do currículo quanto de participação com trabalhos e troca de experiência", avalia a professora Maísa Araújo, de Bom Princípio.


A secretária Rejane Dias, acredita que a formação dos professores é imprescindível para a melhoria da qualidade da educação e por isso considera a participação desses profissionais no Simpósio Muito importante.


 "O professor deve buscar sempre por novos conhecimentos que contemplem a sua profissão. Mas nós enquanto instituição, temos também um papel importante incentivando a formação continuada,  Investir constantemente na formação da nossa equipe pedagógica e gestora sempre será uma prioridade. Essa é a solução mais eficiente para garantir ensino de qualidade. Professores mais capacitados influenciam nos bons resultados obtidos pelos alunos e nos nossos índices. Dividir  conhecimento também faz parte do processo de aprendizagem, por isso, apostamos no Simpósio e convidamos todos os nossos profissionais a participar desse grande evento?, frisa a secretária.