Seduc investe em modelo de gestão para resultados

Consultoria

18.04.2016

​​A Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc) firmou parceria com a Falconi Educação para desenvolver e implantar um modelo de gestão para resultados nas unidades escolares e no órgão central da pasta. Serão capacitados os 754 diretores escolares e 100 multiplicadores e realizadas outras ações estruturantes, focadas na melhoria do resultado e redução da desigualdade.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Permínio Pinto, explica que a iniciativa faz parte das ações de governo para melhorar os resultados educacionais. “Com isso, vamos possibilitar ações mais focadas e pontuais que permitam a otimização de recursos, resultados e melhor desempenho das equipes de trabalho, que é o que deseja toda a comunidade”, menciona.

De acordo com ele, o trabalho será realizado por meio de três marcos: gestão para resultados; gestão financeira; e programas estruturantes. A consultoria contempla diversas etapas e diferentes tempos para executar cada uma delas. Ao todo, serão investidos R$ 5,9 milhões.

Merecem destaques as ações voltadas para: melhoria do aprendizado dos alunos, com equidade (avaliações padronizadas, currículo, correção de fluxo); formação continuada dos profissionais de educação; desdobramento de metas até o nível da escola (gestão para resultados). O conjunto de ações está consoante às diretrizes estratégicas do governo estadual.

“Temos uma perspectiva muito boa sobre o trabalho que a Falconi Educação conduzirá junto ao governo de Mato Grosso. Acreditamos que a boa gestão é capaz de transformar o ensino escolar. Temos exemplos em várias redes que ratificam nossa crença: Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Bahia, São Paulo”, afirma Wilson Risolia, líder da consultoria.

De acordo com ele, dois exemplos de bons resultados, a partir de um trabalho consistente de gestão, são Rio de janeiro e Pernambuco. “Ambos contaram com o apoio da Falconi. O primeiro saiu da 26ª posição do ranking Ideb para 4ª melhor posição (Ensino Médio). Pernambuco, igualmente, ganhou 17 posições no mesmo ranking desde que implementou um programa de gestão para resultados. Acreditamos que essa será mais uma iniciativa com resultados excepcionais obtidos por meio do aperfeiçoamento da gestão”, aponta Risolia.

Consultoria

A Falconi Educação é uma frente da Falconi Consultores de Resultado voltada exclusivamente para atender a projetos de instituições públicas e privadas relacionadas à educação. Liderada por Wilson Risolia, ex-secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro, a Falconi Educação foi criada para atuar desde o ensino básico até o superior, com foco na eficiência de gestão e melhoria dos resultados.

A consultoria é a única a oferecer um portfólio exclusivo, com soluções direcionadas às necessidades dos clientes, tais como: soluções em gestão para resultados, gestão financeira, tecnologia da informação, desenvolvimento de programas de formação para profissionais da área de educação, estruturação de programas de incentivo, construção e revisão de marcos legais, desenvolvimento de modelos de parcerias, elaboração de programas de comunicação e estruturação de soluções especiais para regiões vulneráveis.

Viviane Saggin
Assessoria Seduc-MT