Piaui
17.12.2024A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) está intensificando a mobilização para efetivar matrículas de novos estudantes na rede estadual. O prazo, iniciado em 9 de dezembro, segue até 30 de dezembro de 2024.
Para facilitar o acesso, as inscrições podem ser feitas pelo site da Seduc (seduc.pi.gov.br/matricula/) ou pelo portal Gov.Pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br), também disponível em aplicativo para dispositivos móveis. A fim de atender estudantes sem acesso à internet, laboratórios de informática das escolas estaduais estão abertos para auxiliar no processo.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a ampliação de oportunidades com a universalização do ensino em tempo integral nas escolas de ensino médio. “Além do ensino integral, os novos cursos técnicos aumentam as possibilidades de crescimento e desenvolvimento dos estudantes”, afirmou.
Equipes regionais da Seduc foram mobilizadas para acompanhar o processo. Marlene Lima, gerente da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), detalhou as estratégias. “Nossa equipe de gestão e inspeção está visitando as escolas para oferecer suporte.
Intensificamos a divulgação nas redes sociais, em grupos e plataformas de comunicação da GRE. Também oferecemos atendimento telefônico e presencial na sede. Em apenas uma semana, registramos mais de 7 mil matrículas”, informou.
No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Júlia Nunes, na zona sudeste de Teresina, a demanda tem sido alta. A gestora Francineth Medeiros alerta pais e responsáveis sobre a importância de garantir as vagas com antecedência. “A procura pelas escolas da rede estadual tem crescido bastante. Divulgamos nossas ações durante todo o ano e, graças a isso, temos registrado uma boa busca por matrículas”, afirmou.
As vagas abrangem o ensino fundamental e médio, com modalidades Regular, Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, do Campo, Escolar Indígena, Quilombola, e em regime parcial ou integral. No ato da matrícula, é necessário reunir os documentos exigidos, que devem ser apresentados na escola no início do ano letivo para conferência.
Com suporte, inovação e estratégias de divulgação, a Seduc reafirma o compromisso de oferecer uma educação integral e de qualidade para os estudantes do Piauí.