Seduc institui Plantão Tira-Dúvidas e orienta comunidade escolar na conclusão do ano letivo 2020

Sergipe

11.12.2020

Nesse momento de grandes desafios e enfrentamento à pandemia, as escolas públicas estaduais estão engajadas para que os estudantes que estão com dificuldade de participação nas atividades escolares possam continuar os estudos. Desde a disponibilização de atividades multiplataformas, a exemplo da TV, do rádio, do Youtube e videoaulas nas redes sociais, dois números de telefones estão disponíveis para tirar dúvidas de professores, alunos, pais e responsáveis por meio do (79) 99191-3312 e (79) 3194-3357.

“É uma caminhada de superação, inovação, aprendizado e compromisso para assegurar a Educação a todos. Nesse sentido, ressaltamos a necessidade do engajamento dos estudantes e suas famílias para que todos participem e continuem aprendendo e se desenvolvendo. A Seduc disponibiliza junto ao seu Departamento de Educação um contato direto de Tira-Dúvidas para atender aos estudantes, familiares e demais interessados”, explica Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação da Seduc.

Desde a publicação da Portaria n° 2235/2020/GS/SEDUC, de 27 de maio de 2020, as Escolas Públicas Estaduais organizaram-se e iniciaram a realização das Atividades Escolares Não Presenciais. As unidades escolares ofertam atividades diversificadas para o atendimento às necessidades dos seus alunos, seja por meio digital ou físico, utilizando sábados letivos, sextos horários e turnos contrários, com limite de até oito horas-aula diárias para o ensino convencional, EJA e Educação Profissional e de 10 horas-aula diárias para o Ensino Médio em Tempo Integral.

O encerramento do ano letivo 2020 está estimado para o dia 20 de fevereiro de 2021 e obedecerá à carga horária mínima anual de 800h para a educação básica estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), já que, por conta da pandemia, os 200 dias letivos foram retirados.

Para tal, a portaria nº 4480/2020 estabelece as normativas para a reformulação e conclusão do calendário escolar 2020 e anuncia também o início do ano letivo de 2021. A data final do ano letivo 2020 está estimada para 20 de fevereiro de 2021, A matrícula para o ano letivo 2021 está programada para o período de 1º a 15 de março de 2021 e possível início do ano letivo de 2021 em 22 de março.

As aulas tradicionais que aconteciam antes da pandemia começaram no dia 10 de fevereiro deste ano, e depois de um mês e uma semana a pandemia foi anunciada em escala global, o que suscitou a suspensão das aulas presenciais a partir do dia 17 de abril. Em 27 de maio, as unidades escolares iniciaram as aulas não presenciais, que seguem até os dias atuais. Nesse período, equipes diretivas, juntamente com gestores das diretorias regionais de educação e professores, empreenderam diversas ações, promovendo o acesso à educação dos milhares de estudantes sergipanos.

Ana Lúcia Lima ainda ressalta que o engajamento nessa reta final é fundamental para que os estudantes concluam o ano letivo de 2020 com o êxito equivalente à realidade a que todos estão submetidos. Mesmo aqueles que estiveram afastados por alguma razão terão a oportunidade de recompor os estudos por meio das aulas não presenciais ou presenciais, se estiverem cursando a 3ª série do Ensino Médio, por exemplo.

“As famílias têm essa parcela de responsabilidade conosco porque são crianças e adolescentes que estão em idade escolar obrigatória. Então é necessário que os estudantes participem das aulas não presenciais. Agora nós temos mais dois meses e meio de efetivo trabalho escolar por meio das aulas não presenciais”, enfatizou Ana Lúcia Lima, com o objetivo de chamar a atenção de mães, pais e/ou responsáveis pelos estudantes matriculados nas escolas estaduais.