Tocantins
22.10.2024Em continuidade às ações para elaboração do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da educação, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando uma escuta ativa com os profissionais do magistério para que o novo plano contemple as reais necessidades dos educadores.
O objetivo é ouvir as expectativas dos professores efetivos e alinhar as sugestões aos demais pares da categoria para consolidar a reformulação do PCCR, que busca valorizar e aprimorar a carreira dos profissionais da educação.
A escuta é realizada por meio de formulário do Google, que pode ser acessado neste link https://forms.gle/Q5M5gpiXKYrnTF9s8 .Para participar, o profissional da educação deve indicar sua matrícula funcional para garantir o acesso ao formulário. O prazo final para o envio das contribuições é até o dia 28 de outubro.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, destaca que a iniciativa visa garantir que cada professor se sinta reconhecido e motivado a contribuir com o PCCR. “Nós queremos que os professores nos ajudem a fortalecer a educação na rede pública. A participação ativa é essencial para que o novo PCCR reflita as reais necessidades da categoria e reforce as políticas de valorização profissional”, completou.
Valorização do profissional da educação
A comissão de construção do novo PCCR da educação foi instituída pelo Decreto 6.802 com o objetivo de elaborar novas propostas aos profissionais da educação, visando criar um plano de carreira que atenda às necessidades dos educadores e promova a qualidade da educação no Tocantins. O novo plano deve contemplar não apenas questões salariais, mas também aspectos relacionados à formação contínua, valorização profissional, condições de trabalho e perspectivas de progressão na carreira.
Na gestão do atual Governo do Tocantins já foi concedido um aumento salarial de 11% para professores e concessão de gratificação de até R$ 700 para professores efetivos lotados na regência de sala de aula, na coordenação pedagógica e de área, e orientação educacional, que atuam nas unidades escolares da rede estadual de ensino.
Além disso, ainda realizou os pagamentos de datas-base e progressões dos servidores, que estavam em atraso desde o ano de 2014, o que resultou em um investimento de mais de R$ 100 milhões.
Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins