Educação inicia formação de alunos e professores sobre Protagonismo

Sergipe

13.04.2022

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Seduc), está realizando a Formação para a Semana de Protagonismo das nossas escolas. A ação teve início na última segunda-feira, 11, e vai até o dia 20 de abril. A formação está sendo itinerante, em diversos municípios, abrangendo escolas de todas as diretorias regionais de educação do estado.

Estão participando da formação os estudantes jovens protagonistas das unidades de ensino que ofertam o ensino médio em tempo integral. Os alunos estão se apropriando de habilidades e competências para poderem replicar a formação que estão recebendo nas suas escolas e organizarem a Semana de Protagonismo, que acontecerá no período de 25 a 29 de abril.

A Semana de Protagonismo é uma estratégia concebida para fortalecer, na escola, o Princípio Educativo do Protagonismo. De acordo com a assessora pedagógica do Ngeti, Manu Couto, concomitantemente à formação dos estudantes está acontecendo, nos mesmos dias e locais, um momento formativo com os professores do componente curricular Protagonismo e os gestores das escolas, cujos principais objetivos é fazer um aprofundamento sobre Protagonismo e levar as vivências da Viven, instituição parceira nessa ação.

A formação dos estudantes Jovens Protagonistas está sendo ministrada pela assessora pedagógica do Ngeti, Manu Couto, e a formação dos professores e gestores, pela assessora de gestão, Franciney Azevedo, com a participação da representante da Viven, Camila… “Esta ação é de grande importância para esses jovens, porque queremos fortalecer e desenvolver o protagonismo autêntico em nossos estudantes”, disse Manu Couto.

Parceria

No fim de 2021 o Ensino Médio em Tempo Integral fechou uma parceria não onerosa com a ONG Viven - Cidadãos para um Amanhã Melhor, uma associação sem fins lucrativos especializada na promoção da educação cidadã nas escolas por meio de metodologias inovadoras, que são chamadas de vivências. Estas vivências utilizam os conceitos da Neurociência, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental, com resultados comprovados na prática, e se caracterizam por serem experiências presenciais ou virtuais de aprendizagem imersivas, atuais, adaptáveis e interativas. 

O Ngeti e a Viven construíram uma ementa voltada para o protagonismo que tem como objetivo desenvolver competências socioemocionais e cidadãs nos professores e estudantes da rede. As formações são realizadas por meio da homologia de processos e iniciaram em fevereiro com o Mapa de Identidade.

Cronograma

A formação com os estudantes jovens protagonistas acontece segundo o cronograma:

11/04 – em Nossa Senhora das Dores, com as DREs 5, 7 e 9

12/04 – em Propriá, com as DREs 4 e 6

13/04 – em Estância, com as DREs 1 e 2

18/04 – em Aracaju, com a DRE 8 e DEA

19/04 – em Itabaiana, com a DRE 3

20/04 – em Aracaju, com a DEA