merenda escolar
04.07.2019A Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Gerência de Merenda Escolar, iniciou esta semana o curso de hortas nas escolas. O treinamento é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, que ensinará técnicas e métodos de diversos tipos de hortas e como elas podem ser implantadas no ambiente educacional.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, participou da abertura do curso nesta segunda-feira (1º/7) e na oportunidade destacou que o objetivo da iniciativa é capacitar os servidores para a implantação de hortas nas escolas estaduais. “Essas pessoas poderão atuar como multiplicadores dentro da escola para a produção de hortaliças. O cultivo de verduras e legumes pode representar uma significativa melhoria na qualidade da merenda servida aos alunos. Uma criança bem nutrida, alimentada da forma correta, tem muito mais possibilidade de aprendizado”, ressaltou.
A gerente da Merenda Escolar da Seduc, Fátima Vauldimar, explicou que a ideia do curso foi da própria secretária Fátima Gavioli, que já havia iniciado uma conversa nesse sentido com o Senar por meio do seu presidente, o deputado federal José Mário Schreiner. “A intenção é aumentar o número de escolas com hortas de maneira significativa. O curso se iniciou com a capacitação dos servidores da região metropolitana e depois vamos para as outras 39 Coordenações Regionais de Educação (CREs). Todas as CREs receberão o curso de horta escolar”, afirmou.