Mato Grosso
25.11.2024Rayane Alves | Seduc
A Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou, nesta segunda-feira (25.11), o processo de atribuição 2025 para os professores efetivos da Rede Estadual de Ensino. Desta vez, a atribuição será realizada com base no quadro de professores organizado pelas próprias escolas.
O processo de atribuição é uma das maiores operações de alocação de professores na rede estadual de ensino, com cerca de 22 mil profissionais sendo atribuídos até meados de dezembro.
Segundo a secretária adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), Flávia Emanuelle, a principal mudança este ano será feita com base no número de cargos e alocação dos professores no quadro de horários.
“A Seduc estipulou os cargos disponíveis, mas cabe às escolas organizar o preenchimento dessas vagas, considerando as especificidades da instituição”, completa ela.
Outra mudança importante, diz respeito à distribuição da carga horária. Professores que não conseguirem permanecer na mesma escola conforme sua formação, terão a possibilidade de atribuir 50% de sua carga horária no seu componente curricular de concurso e os outros 50% na mesma área, permitindo que permaneçam na mesma escola.
O objetivo da Seduc é garantir que a maior parte dos professores, tanto efetivos quanto contratados, possam se fixar em uma única unidade, contribuindo com a melhora a continuidade do trabalho pedagógico e da gestão escolar.
As escolas terão até a próxima sexta-feira (29) para organizar suas atribuições e garantir que os professores sejam alocados conforme o quadro de vagas disponível.
Para o mês de dezembro, está prevista uma segunda fase para atribuição dos servidores remanescentes, com mais detalhes a serem fornecidos em uma live programada para o dia 2 de dezembro no canal oficial da Seduc no YouTube.
“A Seduc tem trabalhado para garantir que a alocação seja feita de forma eficiente, priorizando a qualidade do ensino e a estabilidade dos docentes nas escolas”, finaliza Flávia.
Confira abaixo todos os detalhes da atribuição 2025.