Seduc incentiva autodeclaração étnico-racial durante matrícula on-line

Piaui

12.01.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está incentivando e orientando os estudantes a realizarem a autodeclaração étnico-racial no momento da matrícula escolar que, pela primeira vez, acontece de forma 100% digital. A ação visa estimular o reconhecimento da própria identidade como pertencente a determinada raça ou etnia.

Como se autodeclarar

O processo de matrícula das escolas Seduc acontece de 11 de dezembro a 26 de janeiro de 2024, por meio do aplicativo Gov.pi Cidadão.

No processo da Matrícula On-line, o formulário oferecerá opções para que o estudante possa assinalar sua identidade racial ou étnica de acordo com as opções disponíveis, escolhendo a que melhor represente sua identidade.

A autodeclaração dos estudantes no ato da matrícula também possibilitará que a Seduc conheça quem são seus alunos em relação à raça/cor (pretos, pardos, amarelos, brancos e indígenas) e etnia dos povos tradicionais (quilombolas, ribeirinhos e ciganos), para que possa implementar políticas de governo da questão étnico-racial.

As informações necessárias para efetivação da matrícula estão disponíveis no site da Seduc: www.seduc.pi.gov.br/matricula.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que a autodeclaração tem impacto nas questões pedagógicas e se inserem no quesito social de valorização e afirmação da identidade étnica.

“A partir do momento em que a Rede conhece quem são seus estudantes, é possível traçar ações específicas para que possam garantir acesso e permanência desses estudantes na escola. A campanha sobre autodeclaração servirá também para auxiliar os estudantes quando participarem de alguma seleção de vagas para cotistas ou similares”, destacou o gestor.

Claudio Rodrigues de Melo, coordenador de Educação e Diversidade na Gerência de Inclusão e Diversidade/Unea/Seduc, aponta que o preenchimento de informações como a autodeclaração no ato da matrícula impacta no alcance de políticas públicas específicas.

“A autodeclaração é importante instrumento para que tenhamos um perfil cada vez mais próximo do nosso público e soma-se a outras políticas consagradas no âmbito nacional. A partir da autodeclaração temos dados sobre a população estudantil e ao verificar os percentuais podemos atender as demandas especificas”, explica.