Mato Grosso
05.05.2022A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança (COSS), está implantando Comissões Locais de Segurança do Trabalho - CLST em cada uma das 700 unidades escolares do Estado.
Isso significa que dentro das unidades, membros da CLST irão realizar palestras e orientar sobre ações de segurança laboral; aplicar estratégias de prevenção de acidentes; acompanhar ocorrências de eventuais acidentes de trabalho; reportar situações de riscos e apresentar sugestões para melhorar as condições no ambiente de trabalho.
Os membros da comissão, um titular e um suplente, já foram escolhidos pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e agora passam para a fase de capacitação. O curso está disponível na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional (Avadesp), que hospeda os cursos da Seduc, exclusivamente para gestores, mas posteriormente, será lançado um curso para os servidores.
Estes membros também realizarão reuniões ordinárias mensalmente, no horário de expediente, atendendo a um calendário preestabelecido, quando tomarão decisões por consenso. “Estas decisões envolvem toda a comunidade escolar, que participará ativamente do processo de saúde e segurança no trabalho dentro das unidades”, detalha Cleuber Cristiano de Sousa, líder do Programa ERA/ PERPE.