Segurança Escolar
30.07.2019A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), lançou nesta segunda-feira (29) o Protocolo de Segurança Escolar (PROSEG). O objetivo do projeto, desenvolvido pela Superintendência de Segurança Escolar e Colégio Militar da Seduc, é auxiliar toda a comunidade escolar, proporcionando maior segurança e agilidade na tomada de decisões e na elaboração de um plano de emergência diante de uma crise ou na eminência de sua deflagração.
O PROSEG é uma orientação que visa minimizar as consequências de uma crise, que se vale na padronização das ações por parte de toda comunidade escolar e se apresenta como uma opção para nortear o planejamento e o desenvolvimento de ações no cotidiano das escolas. O Protocolo de Segurança (PSE) vai oferecer à comunidade escolar ferramentas que instrumentalizam um ambiente de paz e segurança, tanto no aspecto preventivo quanto reativo às ameaças.
“Estamos atentos aos desafios que o aumento da violência nos impõe, por isso temos o propósito de colaborar com a formação de uma sociedade pautada no respeito pela dignidade de cada pessoa. O Protocolo incentiva a comunidade escolar a conhecer as diretrizes de segurança, com o propósito de promover a cidadania e a cultura de paz, com resolução de conflitos por meio do diálogo e da cooperação dentro da escola”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.
O Protocolo é composto por seis capítulos (Conceitos, Violência, Indisciplina e Ato Infracional, Medidas Preventivas, Práticas da Cidadania e Ações Preventivas, e Conduta dos Servidores), que abordam desde os direitos da criança e do adolescente, passando pelo papel dos alunos, tipos de violência e estratégias de combate até as ações que devem ser executadas caso ocorra algum tipo de violência dentro da escola. O objetivo é que o protocolo seja acessado por professores, alunos, servidores e toda a comunidade escolar.