Educação do Ceará faz mobilização para assegurar presença dos alunos nos dois dias de prova do Enem

Ceará

26.11.2021

Para garantir a participação dos alunos da rede pública estadual nos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), há muito trabalho envolvido por parte dos profissionais da educação cearense. Há diversas equipes mobilizadas, por todo o estado, com o objetivo de viabilizar a logística e o apoio necessário aos jovens. Ao todo, 93 mil estudantes serão beneficiados com a ação neste ano.

Tudo começa com o planejamento para oferecer transporte aos candidatos. No interior do estado, a Seduc mantém parceria com as prefeituras municipais para a disponibilização de ônibus e motoristas, que levam as turmas até os polos de aplicação. Na capital, são inseridos créditos nas carteiras estudantis dos alunos. Os que não possuem o documento recebem cartões denominados “passaportes Enem”, que contêm o valor necessário para uso nos dois dias. Somente em Fortaleza e Região Metropolitana, serão 30 mil alunos atendidos.

Tendas de apoio

Há, ainda, pontos de apoio com distribuição de kits de alimentação, canetas e água, em ambos os domingos de prova (21 e 28 de novembro), conhecidos como “Dia E”. Em Fortaleza, são oito bases, que ficam localizadas nos Terminais de Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará e Siqueira, além das Universidades Federal do Ceará (UFC – Campus do Pici), Estadual do Ceará (Uece – Campus do Itaperi) e de Fortaleza (Unifor).

A secretária da Educação, Eliana Estrela, pontua que este movimento é muito próprio do Ceará e enaltece a colaboração de todos os envolvidos. “Consolidamos uma rede de parcerias para que a campanha do ‘Enem vou dois dias’ acontecesse com sucesso, ano após ano. Sonhamos junto com os nossos estudantes pela conquista de uma vaga na universidade e fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-los neste momento decisivo. Comparecer nos dois dias de prova é fundamental”, ressalta.

A coordenadora de Protagonismo Estudantil da Seduc, Gilgleane Silva, ressalta a articulação promovida pelas equipes da Seduc-sede e de todas as 23 Regionais distribuídas pelo estado. “Estamos aqui para propiciar que nossos estudantes realizem excelentes provas. Nossos colaboradores permanecem atentos e disponíveis para dar o auxílio necessário a 100% dos alunos inscritos, para que realizem o Enem com sucesso e tranquilidade”, destaca.

Conjunto de ações

O “Enem vou dois dias” faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, promovido pela Seduc com o intuito de dar suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual. As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios. Estes últimos acontecem por meio do Enem Mix, realizados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, consistindo em aulões virtuais de todas as áreas do Exame, inclusive redação, além de palestras motivacionais.

Além disso, a Seduc vem compartilhando em suas redes sociais (Facebook e Instagram) dicas para a boa realização das provas. Desta forma, amplia o alcance de suas ações, favorecendo o entendimento dos conteúdos exigidos de forma simples, clara e direta.