Mato Grosso
09.09.2025Laís Soares | Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realiza, no dia 17 de setembro, a partir das 09h, no canal oficial da secretaria no YouTube, um webinar como parte da campanha Setembro Amarelo. A palestra online será destinada à comunidade escolar como um todo, abrangendo todos os alunos da rede estadual de ensino.
O objetivo é mobilizar a comunidade educacional a fazer uma reflexão sobre o cuidado consigo e também sobre o uso consciente de tecnologias, sobretudo as redes sociais. O Orientativo Setembro Amarelo: Mês de Valorização da Vida já foi entregue para todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE's) no dia 1º de setembro de 2025, e elas já repassaram o conteúdo para as unidades escolares sob sua responsabilidade.
As ações têm como propósito inspirar práticas de amizade, diálogo e cooperação, para que as escolas da rede estadual se tornem cada vez mais espaços acolhedores e protetivos, onde cada estudante se sinta ouvido, respeitado e pertencente.
Outros temas em pauta são saúde mental, autocuidado e fortalecimento dos vínculos entre estudantes, famílias e a comunidade escolar.
Essas ações são desenvolvidas por meio do Núcleo de Mediação Escolar, que atua diretamente na coordenação de políticas voltadas à prevenção da violência e à promoção de um ambiente escolar saudável. Os recursos utilizados são orientativos, rodas de conversas e círculos de construção de paz.
Além disso, a atuação também inclui atividades em parceria com a Rede de Proteção Social e Práticas Fundamentadas nos Princípios da Justiça Restaurativa. Dessa forma, a Seduc busca o fortalecimento da cultura da não violência, da reafirmação do papel da escola como parte integrante da rede e da resolução pacífica de conflitos.
Setembro Amarelo
O movimento Setembro Amarelo surgiu em 1994, nos Estados Unidos, após uma tragédia com um jovem americano. No Brasil, a campanha teve início em 2015 e surgiu com o objetivo de reduzir estigmas e estimular que as pessoas em situação de vulnerabilidade emocional busquem e ofereçam ajuda umas às outras.