Seduc envia questionário às escolas para conhecer as expectativas sobre o novo Ensino Médio em Goiás

Novo Ensino Médio

20.08.2019

Para entender e mapear os interesses dos estudantes, pais, docentes e da comunidade no entorno das escolas em relação ao novo Ensino Médio, a Superintendência de Ensino Médio (SEM) e a Coordenação de Protagonismo Juvenil da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) elaboraram Questionários de Escuta online que já estão disponíveis para todas as unidades educacionais da rede pública estadual.

“Assim, cada um poderá fornecer informações sobre o mesmo tema, mas sob diferentes pontos de vista, o que facilitará o mapeamento dos interesses e das expectativas da comunidade educacional. Essas respostas vão nos ajudar no processo de implantação do novo Ensino Médio em Goiás”, explica a superintendente de Ensino Médio da Seduc Goiás, Osvany Gundim.

Segundo ela, as opiniões coletadas serão fundamentais no processo de sistematização e devolutiva da SEM, dando à Seduc a possibilidade de promover melhorias no sentido de tornar a educação estadual mais conectada com o mundo atual e com o projeto de vida dos estudantes.

Particularidades

Os questionários online, que já estão à disposição das escolas, também serão importantes no sentido de contribuir para a compreensão da realidade local e da vocação e interesse de cada estudante, oportunizando pontos de conexão entre essa realidade e o que os jovens almejam para seu futuro.

De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, a iniciativa também permitirá o mapeamento das necessidades sociais, ambientais e econômicas da comunidade onde a escola está inserida, além de outras informações como a formação específica dos professores e a visão que eles têm do desenvolvimento econômico de seu município e/ou região. “Queremos promover um diálogo entre a sociedade civil e os setores produtivos de cada território”, acrescenta ela.

Para facilitar o processo, Osvany Gundim diz que a Superintendência de Ensino Médio encaminhou para todas as escolas da rede pública estadual um Guia de Aplicação do Questionário de Escuta, com orientações detalhadas quanto à aplicação. O prazo final para encaminhar as respostas termina nesta quarta-feira, 21 de agosto.